NewsLetter:
 
Pesquisa:

Conheça os blogs HQ Quadrinhos e Golden Age Quadrinhos
Por Matheus Moura
09/09/2010

Bartolomeu Martins dos Santos, mais conhecido como Lancelott33, é um colecionador e entusiasta dos quadrinhos que faz mais do que ler gibis. Desde 2008 mantêm dois blogs a fim de resgatar a memória das HQs: o HQ Quadrinhos e o Golden Age Quadrinhos. Juntos, ambos os blogs contam a história de quase um século de quadrinhos no Brasil e relembram centenas de heróis. Como ele mesmo diz, o trabalho começou “há muito tempo, mas é um trabalho artesanal, feito em casa., com os desenhos  feitos com os lápis de minha filha que sempre some com eles”, revela.

O HQ Quadrinhos é voltado aos personagens nacionais. De acordo com Lancelott, a intensão é levantar a maior quantidade possível de informações a respeitos dos heróis e disponibilizá-las de maneira simples, adaptada aos leitores acostumados com a leitura web. “Primeiramente faço como um fã de quadrinhos, porque gosto e acho prazeiroso. Em segundo, meu objetivo é prestar um preito de gratidão aos criadores e criaturas por tão belas peças da Arte Sequencial Brasileira, tão esquecidos que são. A outra é levar ao conhecimento do fandom em geral que temos, sim, uma produção própria e valorosos roteiristas, desenhistas, editores, etc. E registro como um dado enciclopédico em pequenas sínteses minemônicas para melhor visualização e linguagem da web”, destaca. Já o segundo site, Golden Age Quadrinhos, foca os personagens e revistas memoráveis do início e meio do século passado.

E, como geralmente ocorre nas pesquisas envolvendo quadrinhos antigos, nem sempre é fácil achar as informações necessárias. Para tanto, Lancelott conta com o extenso acervo de gibis antigos que acumulou durante os anos, da pesquisa na rede internet e de outros aficionados como ele. “No Brasil, infelizmente, não temos um memória digital, mesmo em nossas produções da década de 60, quase sempre não colocavam os créditos e ou datas. Nos quadrinhos mais antigos, da década de 40/50, as grandes coleções não estão disponíveis. Por exemplo, estou a pesquisar sobre um mago brasileiro desta década, Ormuz, O Fakir, publicado no Juvenil Mensal, contemporâneo da “febre” Mandrake e quase não consigo encontrar material para fundar minhas pesquisas, salvo algumas poucas e boas amizades”, conta.

Todo esforço do colecionador e pesquisador rendeu frutos, publicou e deixou disponível em seu blog um e-book chamado Catálogo de Heróis Brasileiros, o qual já possui  quase mil downloads. “Essa boa repercussão e interesse do público me motivou a preparar o volume 2 e a segunda edição revisada e ampliada do volume 1. Todo esse trabalho, reforço, não tem outra pretensão, a não ser a dedicação de um fã em tributo aos criadores e criaturas!”, finaliza. Para baixar o Catálogo de Heróis Brasileiros clique aqui.

Quem souber de algum personagem esquecido ou pouco lembrado, tanto nacional quanto estrangeiro, pode entrar em contato com Lancelott33 pelo email - para contribuir com as pesquisas. Já para conhecer os blogs HQ Quadrinhos e Golden Age Quadrinhos clique aqui e aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web