NewsLetter:
 
Pesquisa:

Bigorna.net

  • O Bigorna.net, criado e planejado por Eloyr Pacheco e desenvolvido em parceria com Humberto Yashima (redator e editor do site por cerca de cinco anos, retirando-se em 02/04/2010) e com o web designer e programador Marcelo Baptista, tem como principal objetivo divulgar e valorizar as Histórias em Quadrinhos produzidas no Brasil e os profissionais da área (roteiristas, desenhistas e editores). A seção Biografias é totalmente dedicada a estes profissionais, sem esquecer de registrar os Mestres do Quadrinho Nacional com a colaboração do jornalista e pesquisador Worney A. de Souza, do Troféu Angelo Agostini.

    Em fevereiro de 2006, o Bigorna.net recebeu o Troféu Jayme Cortez, no 22º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo).


    Sugestões e colaborações são bem-vindas!

Quem somos

Mantenedores

  • Eloyr Pacheco (Editor-Chefe)
    Natural de Londrina, onde trabalhou em jornais (Paraná Norte, Folha de Londrina e Jornal de Londrina), rádio (Universidade FM) e TVs (Bandeirantes e Record); foi promotor de eventos culturais e, por oito anos, membro do Conselho Municipal de Cultura. Publicou diversos fanzines e revistas. Mudou-se para São Paulo em 1997, quando foi convidado para ser secretário de redação da revista Metal Pesado, da Metal Pesado Editora. Em fevereiro de 1999, iniciou as atividades da
    Brainstore (hoje inativa).Deu aulas na área de Quadrinhos, entre outros, no Sesc (Londrina e São Paulo), Senac (Londrina), Biblioteca Pública do Estado do Paraná (Curitiba) e na Quanta (São Paulo). Atualmente é professor de Quadrinhos no Planeta Tela; foi colunista do SoBReCarGa e assina uma coluna no clipping eletrônico Colunas e Notas. Entre outras, HQs de sua autoria foram publicadas na revista Metal Pesado - em parceria com Danilo Faria e Adauto Silva -, no D.O. Leitura (SP) - com arte de Osney "Roko" -, e em parceria com Will, na Prismarte, na Bigorna Quadrinhos #0 e n'A Mosca no Copo de Vidro e outras histórias, esta última ainda contando com a arte de Caio Majado.
  • Matheus Moura (Editor)
    Natural de Uberlândia, Minas Gerais, Matheus é jornalista, roteirista, editor e crítico de HQs. Atualmente é crítico de quadrinhos e editor do site especializado Bigorna.net, já tendo colabado também com o UniversoHQ em 2005. Em Julho de 2008 colocou no ar o blog ToKa di Rato, destinado a divulgar as HQs em geral, além da revista Camiño di Rato, publicação edita por ele. Geralmente auto-publica suas histórias na revista Camiño di Rato - atualmente na terceira edição -, tendo como parceiros Julio Shimamoto, D. Ramírez e Rosemário Souza. Teve uma outra história publicada na revista Prismarte, auxiliado pelo desenhista Ângelo Ron. No mês de dezembro de 2008 teve lançado, pela série MOJO COMIX, a história Abigail, adaptação do CD de Heavy Metal da banda King Diamond. Este trabalho é mais uma vez com a parceria Ângelo Ron. Para 2010 prepara mais uma revista em quadrinhos chamada A3 dedicada as histórias de terror, ficção e aventura.
  • Marcelo Baptista (Web Designer)
    Programador web, especializado em sistemas de adminstração de sites (CMS). É também editor do site iFilmes. Detém um servidor dedicado nos EUA (HostPro). Atualmente, está desenvolvendo um site especifico sobre DVDs.
Colaboradores
  • Bira Dantas (assina a coluna BiraZine)
    Em 1979 iniciou sua carreira no Estúdio Ely Barbosa onde desenhou a revista Os Trapalhões, da Bloch Editores. Colaborou, entre muitas outras, para as revistas QuadrECA, Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, e publicações empresariais como as da IBM, Rockwell Fumagalli, 3M, Caterpillar do Brasil, e apostilas do Anglo. Tem trabalhos publicados nos jornais Retratos do Brasil, Folha da Tarde e Diário do Povo. É chargista do Sindicato dos Químicos de São Paulo e contratado pelo Sinergia SP-CUT. Entre os prêmios recebidos tem como destaque, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares pela Câmara dos Vereadores de Campinas - SP (2002) e o 1º lugar em caricatura no International Ramiz Gökçe Cartoon Festival, da Turquia/Chipre (2003).
  • Cadorno Teles
    30 anos, casado, amontadense (CE), professor, educador social e escritor iniciante, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Também colabora com resenhas de livros para os sites Amigos do Livro; Armazém Literário; Garganta da Serpente; para o blog HomemNer; Resenhando, Letras & livros; Ambrosia; dentre outros.
  • Fernando Fiorin
    Natural de Uraí - Paraná, é biólogo, com especialização em educação e mestrado em Genética. Atualmente trabalha como professor de biologia e ciências e sempre que pode utiliza RPG como ferramenta lúdica de ensino. Atua na cidade de Londrina como colaborador e organizador de eventos de RPG e Live Actions, sendo jogador e mestre há mais de quinze anos.
  • Gazy Andraus
    Doutorando em Ciências da Informação pela ECA-USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, e graduado em Educação Artística pela FAAP. Bolsista do CNPq, e membro-pesquisador do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos (NPHQ) da ECA-USP, sob orientação de Waldomiro Vergueiro. Autor e editor independente de histórias em quadrinhos adultas de temática fantástico-filosófica. Visite o site de Gazy Andraus.
  • Gonçalo Junior (assina a coluna A Guerra dos Gibis)
    Jornalista e advogado, trabalhou no jornal Gazeta Mercantil, no Jornal da Bahia, no Bahia Hoje, Tribuna da Bahia, e colaborou em publicações como Folha de S. Paulo, Carta Capital, Bravo! e Imprensa. É autor dos livros País da TV (Conrad, 2001), Alceu Penna e as garotas do Brasil (Cluq, 2004), A Guerra dos Gibis - a formação editorial brasileira e a censura aos quadrinhos, 1933-1964 (Companhia das Letras, 2004), Tentação à Italiana - um perfil dos mestres do erotismo contemporâneo (Opera Graphica, 2005), O Homem-Abril (Opera Graphica, 2005) e Benício - um perfil do mestre das pin-ups e dos cartazes de cinema (Cluq, 2006). Publicou os álbuns de Histórias em Quadrinhos Claustrofobia (Devir, 2004), ilustrado por Júlio Shimamoto, e O Messias - um filme mudo em Quadrinhos (Opera Graphica, 2006), com arte de Flávio Luiz.
  • José Salles (assina a coluna Gibizóide)
    Professor de História, escritor e "fazedor" de fanzines. Produziu (e produz), entre outros, Heróis em Ação, Gibizada, Gibizóide e Gibizêra. Sempre na base da composição amadora e xerox. É assim que ele gosta! É autor de O Obscuro Cárcere da Solidão (Editora Ateniense, 1996) e Vidas Solitárias (Arte Pau Brasil Editora, 1996). Os contos de Vidas Solitárias foram adaptados em quadrinhos por Marcelo Marat e Emanuel Thomaz, e publicados pela editora Marca de Fantasia em 2005. Criou a SM Editora, onde publica HQs das suas personagens e também de outros quadrinhistas brasileiros.
  • Leonardo Santana (assina a Coluna Vertebral)
    é recifense e nasceu em 25/09/1973. Desde 2002 escreve roteiros para a Brado Retumbante, Heróis Brazucas, Areia Hostil, Prismarte e para o site Nona Arte. Escreveu roteiros eróticos para sites americanos. Mantém o Arquivos HQB. Em 2005, pelas histórias da Cabala, recebeu o prêmio de melhor roteirista no 3º Prêmio DB Artes Independentes promovido pelo Estúdio Divisão Brasileira de Artes. Para saber mais visite o blog do roteirista.
  • Marcio Baraldi (assina a coluna Bigornadas)
    faz cartuns para os sindicatos dos Químicos (ABC), dos Bancários (SP), dos Metroviários, dos Médicos, dos Psicólogos... Publica, entre outras, nas revistas Rock Brigade, Roadie Crew, Metalhead, Tattoo e Dynamite; no jornal Brasil de Fato e para o programa Domingo Show, na ALL-TV. É autor das coletâneas Roko-Loko e Adrina-Lina, Roko-Loko e Adrina-Lina Atacam Novamente e Tatto Zinho, todos lançados pela Opera Graphica. Também lançou o game Roko-Loko no Castelo no Castelo do Ratozinger, pela Sonopress. Recebeu, em 2002, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e, em 2003, o Troféu Ângelo Agostini. Para saber mais sobre Baraldi, visite o site do cartunista. 

 

  • Ruy Jobim Neto (assina a coluna Quadro a Quadro)
    Formado em Cinema pela USP, é o criador de Jarbas, publicado em tiras de jornal e revistas de atividades. Entre outros veículos, escreveu críticas de cinema e vídeo para a extinta Cinemin, da Ebal - Editora Brasil-América. Fundou o grupo de teatro, do DUZ4, no litoral paulista. Lecionou História em Quadrinhos; Interpretação para Locução de Rádio (Senac - Santos); Quadrinhos e Roteiro para TV e Cinema (Senac - Recife) e Desenho Animado e Quadrinhos (Secretaria Municipal de Cultura de São Vicente). É autor da coletânea Na tigela com Jarbas e de Santos Dumont; Zumbi; O Padre Voador e Guararapes, da coleção Heróis do Brasil, publicados pela Editora Bentivegna. Saiba mais sobre o cartunista nos seu blog pessoal, no blog Tiras do Jarbas e no blog da Campanha Amigos do Livro - Timor- Leste.
  • Sandro Castelli
    Quadrinhista e artista plástico. Um dos editores da revista Kaos! Criou o "homem-bigorna", que se tornou o nosso logotipo. Para conhecer seu trabalho visite o seu portfólio virtual.
  • Wilson André Filho (Will)
    Quadrinhista, ilustrador, web designer e designer gráfico. É sócio da Estação das Idéias. Produz Histórias em Quadrinhos para campanhas de ISO9000, Melhoria Contínua, divulgação de cases e produtos. É um dos fundadores do Núcleo de Quadrinhos Oswald de Andrade e criador do ZineVirtual e do fanzine Subterrâneo. Atualmente está concentrado na produção de HQs de Sideralman.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2017 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web