NewsLetter:
 
Pesquisa:

Depoimentos dos ganhadores do 2º Troféu Bigorna
Por Humberto Yashima
27/10/2009

O incansável Marcio Baraldi reuniu depoimentos de vários dos ganhadores do 2º Troféu Bigorna (veja a lista completa dos homenageados aqui) e o resultado desse trabalho pode ser visto abaixo. A entrega do prêmio acontecerá no tradicional Festão do Baraldão (saiba mais aqui) que será realizado no dia 5 de dezembro, sábado, das 14h às 19h, no Bar Blackmore (Al. dos Maracatins, 1.317 – atrás do Shopping Ibirapuera – São Paulo-SP); a entrada é franca.

"Fazendo agora uma retrospectiva da minha carreira agaquebística, regresso no tempo e eis-me diante de Naumin Aizen, nos idos de 1973. O personagem Judoka estava para pendurar as chuteiras, e eu aportava à EBAL com os meus originais gigantescos (creio que só no tamanho da arte). Pensei ser uma desculpa esfarrapada, mas o mês seguinte confirmava, era mesmo o último número, por triste contra-senso o melhor de todos... Em 1978, eu retornava àquele edifício mágico, o próprio Adolfo Aizen analisava os meus originais dos álbuns Kaapora 1 e 2, sendo enfático: “era o melhor trabalho que havia ali adentrado (até àquela época) tanto de amador como de profissional...”  (bondade dele) mas... (sempre tem um mas...) exigiu-me 10 álbuns prontos para início de publicação, o que atarantou-me, pois não me dava garantia nenhuma de publicação quando regressasse com os 10 álbuns (e minhas cãs já totalmente prateadas). Ataquei então os Factus 1 a 5, que foram considerados junto a outros expoentes, como uma das melhores edições independentes dos anos 80. Muita coisa sucedeu e, no ano exato de 2000, lancei o Gilvath 1, esse sim analisado como um marco da HQ de FC brasileira... Burilava agora o último número do primeiro arco de histórias (edição #6), quando me vem a comunicação do prêmio Bigorna... como roteirista pelo trabalho sui-generis (creio eu da primeira graphic novel brasileira em 6 edições de 48 páginas cada). Puxa, nem sei o que lhes dizer, relembrei-me agora daquele quadro do Pânico (parodiando a novela da Globo), mas nem vou desancar ninguém, temos mais é que arregaçar as nossas mangas e prosseguir na nossa batalha heróica... Muito obrigado ao Bigorna pelo incentivo!"
ALVIMAR ANJOS (ganhador na categoria Melhor Roteirista)

"Uau!!! Não sei do que gostei mais, se do prêmio ou da minha biografia não autorizada, hehehehe! Valeu, Marcião e amigos do Bigorna!!! Fiquei muito orgulhoso mesmo. Já coloquei a notícia no meu blog. Nos vemos lá na festa de entrega dia 5 de dezembro! Abraços."
SPACCA (ganhador na categoria Melhor Cartunista)

"Caras, estou muito feliz por receber o Prêmio Bigorna!!! Obrigado a todos do Bigorna por este reconhecimento do trabalho que venho fazendo nestes últimos 15 anos. Tenho me empenhado para fazer o meu melhor, e vou continuar assim, pois eu amo fazer gibis!!! Obrigado mesmo!!! Abração."
LUCIANO QUEIROZ/LUKE ROSS (ganhador na categoria Melhor Desenhista)

"Salvem, amigos do Bigorna. Que maravilha ter recebido o premio Bigorna! Grande noticia! Valeu mesmo! Estaremos lá na festa. Muito obrigado. Abraços."
FRANCO DE ROSA - Livro Fantasma (ganhador na categoria Melhor Livro sobre Quadrinhos)

"Desde a primeira edição, simpatizei com o conceito do Troféu Bigorna, que apesar de ter algumas ressalvas, sempre homenageou grandes nomes menosprezados pela crítica de HQs brasileira. Quase caí da cadeira quando fiquei sabendo que a revista MAD tinha ganhado um prêmio, eu esperava ganhar no máximo uma úlcera com essa porcaria. Como dizem os jogadores de futebol, essa vitória foi apenas um reflexo do nosso trabalho em conjunto, o time tava bastante unido e treinou bastante essa cobrança que levou ao gol! Mas em termos MAD, podemos dizer que somos o amigo bobo alegre e metido a engraçado que todos os adolescentes gostariam de ter (ou não)! ECA!"
RAPHAEL FERNANDES - Revista MAD (ganhador na categoria Melhor Revista de Humor)

"Amigos do Bigorna, que bacana ganhar o Troféu Bigorna! Valeu mesmo. É claro que irei espalhar a boa nova e estarei lá! Um grande abraço."
ROGÉRIO DE CAMPOS - Editora Conrad (ganhador na categoria Melhor Editora)

"Olá ,amigos do Bigorna! Obrigadãoooo pelas palavras sobre minha pessoa no site, viu? Estou muito feliz porque o Prêmio Bigorna mostra que reconhecimento deve ser dado a todos que fazem um belo trabalho pela HQB, fazendo assim, justiça aos profissionais do Oiapoque ao Chuí, como diz o texto que divulga os ganhadores no site. Esse tipo de incentivo só nos capacita a nos manter firme no trabalho! Quero já aqui, agradecer a meu bom DEUS, por mais esta vitória concedida, ao meu maridão, roteirista de mão cheia, o Giovanni Barbosa, que tem que agüentar toda essa dedicação a HQB, e continua um Love eterno, e a todos pelo apoio e palavras de incentivo constante nesta caminhada de cinco anos (aniversário em janeiro!) e sem falar nos amigos “twitteiros” que não daria pra listar. Espero que a cada ano que passa, eu possa estar fazendo ainda melhor. Obrigadaão ao Baraldi, Eloyr, Humberto e todos que de alguma forma contribuiram pra isso! Abração!"
MICHELLE RAMOS - Zine Brasil (ganhadora na categoria Melhor Site/Blog sobre Quadrinhos)

"Prezados amigos do Bigorna, acabo de visitar o Bigorna e fiquei surpreso e emocionado com a homenagem de vocês! É realmente uma grande felicidade receber o Troféu Bigorna por meu trabalho. Desde o princípio da idéia do prêmio eu percebi seu diferencial e achei a primeira edição realmente maravilhosa, premiando pessoas fundamentais para a HQB sempre ignoradas por alguns. Agora chegou a minha vez e estou muito alegre por receber o meu primeiro prêmio de Quadrinhos, e mais alegre ainda por ser o Troféu Bigorna! Um prêmio criado por vocês com essa visão alternativa e esse amor à HQB! O texto de BARALDI emocionou-me profundamente, com seu jeito despachado ele sintetizou brilhantemente minha proposta e minha contribuição para a HQB nesses mais de 20 anos criando Quadrinhos. Ao ler o texto no site liguei imediatamente para o meu pai lá em Ituiutaba e o li para ele ao telefone que ficou muito feliz também. Podem contar com minha presença na festa, não perderei por nada, eu e minha esposa vamos comprar as passagens aéreas já essa semana! Estarei aí pra receber o Troféu das mãos de vocês e poder revê-los e a tantos outros amigos da HQB. E por falar nisso, a lista de premiados desse ano está soberba! Com lembranças importantíssimas como o prêmio de roteirista ao Alvimar, entre tantas outras personalidades da HQB! Ah, e eu sou fã da banda Exxótica tenho todos os CDs deles, vai ser muito bom vê-los ao vivo. Enfim, muito obrigado a vocês!!!! E podem contar sempre comigo! Um abraço afetuoso."
EDGAR FRANCO - Artlectos e Pós-humanos #3 (ganhador na categoria Melhor Revista de Aventura/Outros)

"Muito obrigado pelo Troféu Bigorna. Em especial, pelo enfoque pelo qual fui premiado. Estou no Rio Grande do Sul, mas com certeza chego a Sampa para essa grande festa. Estejam bem!"
MARKO AJDARIĆ (ganhador na categoria Melhor Jornalista Especializado)

"Caríssimos do Bigorna, me pegaram de surpresa com esta premiação! Agradecido e emocionado, confortado sobretudo, por estar convalescente de uma cirurgia, que me impediu, há já um mês de acompanhar, como fazia, o trabalho de voces. Espero, todavia, estar lá, no dia 5, pra reencontrar-me com vocês e esta turma que mantém viva a chama e a força dos nossos Quadrinhos. Serviu-me, além disso, pra antecipar meu pedido de apoio do Bigorna pra divulgar o Projeto Angelo Agostini, já aprovado, finalmente, depois de 2 anos de espera, pelo Ministério de Cultura. Em 2010, ocorre o centenário de morte de Angelo Agostini, ocasião mais que propícia para lhe render a homenagem injustamente negada por todo este largo tempo, como artista primoroso, jornalista combativo, caricaturista destemido, narrador nato de imagens, que transformava tudo, fatos, eventos, piadas, até cartas e, naturalmente histórias... em Quadrinhos. Obrigado, amigos do Bigorna! De coração! Levantou-me o ânimo e a vontade de continuar. Até lá!."
ANTONIO LUIZ CAGNIN (ganhador na categoria Mestre da HQB)

"Pôxa, amigos do Bigorna! Obrigado demais pelo prêmio! Será uma honra comparecer a festa de entrega. Vou de Minas Gerais com a minha esposa. Um abração e muito obrigado a todos pelas palavras bacanas no texto de apresentação dos ganhadores. Contem comigo. Abraços."
MAURÍCIO RICARDO (ganhador na categoria Melhor Chargista)

"Fiquei surpreso e honrado ao mesmo tempo ao saber que a Virgo ganhou o Troféu Bigorna! Por favor enviem um release da programação da premiação para eu divulgar. Obrigado pela premiação e agradeço a todos que lembraram do meu nome  e da pequena Virgo. Obrigado a vocês do Bigorna que considero verdadeiros guerrilheiros das HQB! Estarei lá na festa de entrega com certeza!!! Um abraço."
MASTROTTI - Editora Virgo (ganhador na categoria Melhor Editora Independente)

"Sou admirador de todos os responsáveis que fazem a Bigorna, particularmente do amigo Baraldi, por conhecê-lo um pouco mais. Gratificou-me o fato de ter sido honrado com o recebimento do prêmio Bigorna, um site que se firmou pela dedicação aos Quadrinhos (notadamente os nacionais), pela qualidade da apresentação, pela inteligência de seus articulistas, e pela renovação permanente de idéias. Cordial abraço a todos!"
JOSÉ PINTO DE QUEROZ FILHO - Portal do Encantamento (ganhador na categoria Melhor Publicação sobre Quadrinhos)

"Nos últimos tempos aqui no Brasil, vários desenhistas de Quadrinhos nacionais , que estavam em sua maioria quase que esquecidos, foram reciclados e suas criações passaram a merecer reedições através de fanzineiros e a receberem premiações em eventos como: "Troféu Angelo Agostini" do Worney, e agora "O Prêmio Bigorna" do site Bigorna. Eu mesmo me surpreendi ao receber recentemente várias publicações do amigo José Salles, da editora Júpiter 2, contendo Quadrinhos que eu havia feito há mais de sessenta anos , muitos deles que já nem me lembrava mais... Depois de o artista nacional ter passado a vida inteira lutando, batalhando sem nenhum apoio dos orgãos governamentais, esta iniciativa de alguns patriotas editores independentes, é digna de nota por servir de incentivo aos novos artesões que estão surgindo, por fazerem justiça aos veteranos que por aqui ainda militam, e finalmente por prestar justa homenagem àqueles que infelizmente já não estão aqui entre nós. Vida longa ao Troféu Bigorna!"
DIAMANTINO DA SILVA (ganhador na categoria Mestre da HQB)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web