NewsLetter:
 
Pesquisa:

I Mostra de Cinema de Animação em Londrina (PR)
Por Humberto Yashima
18/03/2009

Cena de Princesa Mononoke (Mononoke Hime)


A I Mostra de Cinema de Animação - Realidade e Fantasia nas Produções do Estúdio Ghibli acontecerá no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900 - Centro - Londrina-PR) nos dias 28 e 29 de março; a entrada é franca. O evento foi organizado por Elton Mitio Yoshimoto, Professor da Rede Pública de Educação do Paraná, e Richard Gonçalves André, Doutorando em História pela Unesp/Assis-SP. Segundo o release divulgado para a imprensa, "Pretendemos, nesta primeira mostra de cinema de animação, apresentar alguns dos filmes da Ghibli, um dos principais estúdios de animação do Japão. Fundado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, suas obras alcançaram prestígio internacional, não se limitando ao público japonês. A escolha do tema, Realidade e Fantasia nas Produções do Estúdio Ghibli, baseia-se não só pela beleza, fantasia e lirismo de suas obras, apropriando aspectos da tradição cultural japonesa, mas também pela abordagem de preocupações próprias do mundo contemporâneo, tais como a questão ambiental e as múltiplas faces da violência". Após as sessões, será aberto espaço para debate sobre os temas abordados nos filmes. Confira a seguir a programação completa do evento e clique aqui para assistir um vídeo promocional os trailers das animações.

Dia 28/03, às 14h
Tonari no Totoro (Meu Vizinho Totoro) [1988/cor/86 min]
Gênero: Fantasia/Aventura Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Duas meninas se mudam com seu pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado do espírito protetor da floresta Totoro, que vive próximo da nova casa, em uma cânfora gigante. Inicialmente, apenas Mei pode vê-lo, depois Satsuki, sua irmã mais velha, também tem a chance de encontrá-lo.

Dia 28/03, às 17h
Hotaru no Haka (Túmulo dos Vagalumes) [1988/cor/93 min]
Gênero: Drama Histórico
Direção: Isao Takahata
Sinopse: O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos. A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país.

Dia 29/03, às 14h
Sen to Chihiro Kamikakushi (A Viagem de Chihiro) [2001/cor/125 min]
Gênero: Fantasia/Aventura
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos, monstros e deuses. Para sua sorte, Haku, um misterioso jovem, vai ajudá-la. Ele ensina a Chihiro o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba, a dona da casa de banhos, e sugere que pessa para trabalhar. Enquanto trabalha, Chihiro terá que descobrir uma maneira de recuperar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre.

Dia 29/03, às 17h
Mononoke Hime (Princesa Mononoke) [1997/cor/134 min]
Gênero: Fantasia/Aventura
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Mononoke Hime conta a lenda sobre a luta entre as forças da natureza, formada por deuses-animais e as forças invasoras da civilização no Japão, durante a Era Muromachi (1333-1568). Um jovem rapaz chamado Ashitaka é amaldiçoado enquanto salva a sua aldeia de um javali selvagem, possuído por uma entidade maligna. Sendo o sucessor do atual chefe da aldeia, Ashitaka não pode morrer, por isso vai em busca da cura de sua maldição, algo que também trouxe uma força descomunal à seu braço direito.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web