NewsLetter:
 
Pesquisa:

Teatro: Os Crimes do Preto Amaral (SP)
Por Vanessa Morelli*
14/08/2007

Entre a reflexão e a emoção

A peça Os Crimes do Preto Amaral, texto e direção geral de Paulo Faria, consegue integrar todos os elementos cênicos brilhantemente. Logo no início, o público entra por um corredor cujo chão e móveis são brancos e a luz, escura, ambos delineando os contornos dos atores e acentuando o sensorial, com vozes que desnudam o ambiente em ondas graves e agudas. Todos os personagens estão vestidos de branco com exceção de Preto Amaral que além de negro, veste a mesma cor. O ritmo complementa toda essa imaginação que desperta o interesse pro que vem a seguir.
 
O ator Igor Kovalewski faz Apolo e abre com um discurso que lembra Hitler com a crença da superioridade da raça ariana, mas que no seu caso defende com convicção a eugenia. Terminando esse prólogo, começa a comemoração de uma festa leve e alegre regada a champagne, sendo interrompida pelos momentos do Preto Amaral, do "jornalista" Himeneu e da enfermeira Piedad, unindo ficcional e realidade. Impressiona a figura criada pelo ator Álvaro Franco no papel do jornalista Himeneu enlouquecido por notícias de morte e barbárie, não importando a realidade dos fatos acontecidos, mas sim a novela que fará vender mais e mais jornais. O mesmo ator também interpreta outros personagens que a trama conduz.
 
Depois dos personagens mostrarem um pouco de si mesmos, seus lados obscuros vão gerando uma tensão do que está por vir: a morte de Preto Amaral. A única a lutar verdadeiramente pelos "bons" argumentos de vida do acusado é Erika Altimeyer no papel da advogada Eurídice. Paulo Faria conseguiu uma direção excelente junto a atores que igualmente somaram esmero ao trabalho. A iluminação de Lúcia Chedieck, a sonoplastia e a cenografia também foram ricamente pontuais. Vale a pena conferir a peça da Cia Pessoal do Faroeste. A temporada vai até 31 de agosto no Espaço Vitrine do Teatro Imprensa.
 
Serviço
OS Crimes do Preto Amaral 
Reestréia em nova temporada, depois do sucesso na Campanha Vitrine Cultural, no Espaço Vitrine do Teatro Imprensa
Direção geral e Dramaturgia – Paulo Faria. Elenco – Adão Filho, Álvaro Franco, Bri Fiocca, Ceclia Magnani, Cintia Wartuschi, Daniel Morozetti Ênio Gonçalves, Igor kovalewski, Erika Altimeyer, Iratã Rocha, Isadora Ferrite e Sílvia Borges
Música – Pedro Birenbaum
Co-diretor – Iarlei Sena
Cenário e figurino – David Schumaker
Iluminação – Lúcia Chedieck
Direção Musical e preparação vocal – Denise Venturini
Sonoplastia – Jorge Pena
Supervisão Histórica – Dr Paulo Campos
Realização – Cia Pessoal do Faroeste e Cooperativa Paulista de Teatro
Duração – 90 minutos
Temporada – De terça a sexta-feira às 21h
Ingressos – R$ 20,00 (terças e quartas-feiras) e R$ 30,00 (quintas e sextas-feiras)
Recomendada para maiores de 14 anos. Até 31 de agosto.

* Vanesssa Morelli é atriz, dramaturga e jornalista

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web