NewsLetter:
 
Pesquisa:

Idosos produzem cartilha em Quadrinhos sobre AIDS
Por Ruy Jobim Neto
15/12/2006

Sob a coordenação do jornalista responsável pelo Boletim da ONG Reciclázaro, José Manoel Rodrigues, da assistente social Andréa Gadiolli e do cartunista Ruy Jobim Neto, um grupo de albergados da Casa de Simeão (Rua Monsenhor de Andrade, 1820 – no Brás, na capital paulista) realizou na primeira semana de dezembro uma cartilha sobre a prevenção da AIDS. 
 
Entre os criadores da cartilha, está Sergio Roberto Carneiro, de 63 anos, que ficou seis meses entre os moradores de rua até que conseguisse uma vaga na Casa de Simeão, e agora está muito feliz, de volta às frentes de trabalho. Sergio é o criador de uma historieta de duas páginas, que estão representadas acima por estes dois Quadrinhos. A Casa, que foi criada pela ONG Reciclázaro em dezembro de 2003, oferece abrigo para 167 idosos durante 18 meses, com benefícios assegurados pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social). Além de fornecer cinco refeições diárias e fazer o acompanhamento de assistente social dezesseis horas por dia, a entidade fornece tratamento de saúde física e mental, inserção nos movimentos de moradia e principalmente nas oficinas de geração de renda e mercado de trabalho.
 
A Associação Reciclázaro é uma ONG fundada há 10 anos e que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social (pessoas em situação de rua, dependentes químicos, HIV/AIDS, etc.) na cidade de São Paulo. Atualmente com 10 programas em execução, atende diariamente cerca de 1.000 pessoas com atividades de geração de renda através da coleta seletiva, oficinas de artesanato, abrigos, clínicas de tratamento de dependência química, tratamento para mulheres com HIV/AIDS e casa para mulheres vítimas de violência.
 
Ainda segundo o jornalista José Manoel Rodrigues, a cartilha sobre AIDS (que aborda assuntos como as dúvidas das pessoas, o preconceito, a camisinha) pretende ser impressa no ano que vem e distribuída a pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. Trata-se de um grandioso trabalho multiplicador de cidadania dessas pessoas que estarão se comunicando, em Quadrinhos, com tantas outras pessoas que jamais viram. Mas cuja realidade conhecem muito bem.

 Veja também:

Ruy Jobim Neto: coluna sobre Entretenimento e Marketing no site Imaginabilis

História, quadro a quadro: novo blog de Ruy Jobim Neto

Matéria sobre Jarbas, de Ruy Jobim Neto, na Bichos em Casa

Jarbas, de Ruy Jobim Neto, em artigo do Jornal da Tarde (SP)

Jarbas, de Ruy Jobim Neto, nos 10 anos da ONG Reciclázaro

Ruy Jobim Neto: blog e palestra sobre Santos-Dumont (SP)

Jarbas, de Ruy Jobim Neto, incentivando a reciclagem em SP

Jarbas, de Ruy Jobim Neto, terá tiras distribuídas pela Ipress

Jarbas, de Ruy Jobim Neto, em sérbio-croata

Cartunista faz palestra sobre HQ e História no Mackenzie

Campanha Amigos do Livro – Timor-Leste no orkut

Jarbas, de Ruy Jobim Neto, completa 17 anos

Campanha Amigos do Livro tem início na USP e aguarda apoios

Amigos do Livro: abertura oficial em SP e novo blog

Novo endereço do blog Personagens Criados

Blog da campanha Amigos do Livro – Timor Leste está no ar

Campanha Amigos do Livro - Timor Leste começa neste mês

Confraria do Traço lança blog

HQs da Turma do Sítio por Ruy Jobim Neto

Jarbas, de Ruy Jobim Neto, auxilia USP na alfabetização

Ruy Jobim Neto e Morettini criam o Personagens Criados

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web