NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Brichos
Por Humberto Yashima
09/02/2007

Brichos, o álbum escrito por Paulo Munhoz e Érico Beduschi e ilustrado por Antonio Eder, narra as aventuras dos jovens Tales, Jairzinho e Bandeira na Vila dos Brichos. Os filhotes de jaguar, quati e tamanduá, respectivamente, são habitantes desse curioso lugar onde animais da fauna brasileira vivem de forma “civilizada”, em uma sociedade muito parecida com a nossa. 

Típicos conflitos entre pais e filhos também acontecem na Vila dos Brichos, em especial com os três protagonistas da HQ, que tentam vencer um campeonato internacional de videogame e dedicam várias horas do dia na criação do seu “lutador perfeito”. O comportamento deles vai se alterando aos poucos, ao conhecerem a filosofia do Mestre Sucuri de capoeira e ouvirem das “tias”, anciãs da Vila, a verdade sobre a História do lugar. Por defenderem o amigo Dumontzinho (filhote do João de Barro P. Dumont, um genial inventor) do Ratãozinho, Tales, Jairzinho e Bandeira são seqüestrados pelos capangas do pai do jovem rato e jogados em um poço seco.

Após descobrirem uma saída subterrânea do poço, os pequenos Brichos (os Bichos Brasileiros!) iniciam uma jornada que desvendará o mistério sobre o destino dos verdadeiros pais de Jairzinho (ele foi adotado por Gina, uma anta) e também trará inspiração para a criação do seu lutador virtual. Com uma mensagem de valorização de tudo que é produzido em território nacional, a história traz divertidas referências aos filmes Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; Meow!, de Marcos Magalhães; Limite, de Mário Peixoto; e aos tão conhecidos Zé do Caixão e Mazzaropi.

A edição da Tecnokena é luxuosa, (muito bem) impressa em papel couché, com direito a capa dura e sobrecapa protetora, o que valoriza ainda mais a ótima publicação, que é toda colorida e tem algumas seqüências em preto e branco. Vale lembrar que Brichos também está nos cinemas, em um longa-metragem de animação (como divulgado aqui) que utiliza no seu pôster a mesma ilustração de capa do livro, de autoria de Walkir Fernandes (arte) e Antonio Eder & Daniella Munhoz (arte-final). Quadrinhos (e cinema) de primeira qualidade.   

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web