NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Silvio Ribeiro - Coletânea
Por Marko Ajdarić
20/10/2005

O ilustrador gaúcho Silvio Ribeiro acaba de pôr em circulação um álbum de ilustrações com trabalhos seus, numa iniciativa pouco comum, no Brasil. Com o nome de Silvio Ribeiro - Coletânea, o livro traz um prefácio vibrante e muito firme, que deve ser lido por jovens que estão se iniciando nesta seara. Especialmente, se conhecermos a trajetória de Ribeiro, que largou a carreira de engenheiro para se dedicar aos quadrinhos, ao desenho e, em especial, à ilustração.

A aposta da coletânea é alta, se levarmos em consideração que nosso autor mora em Porto Alegre, um pouco fora dos grandes eixos de consumo do Brasil. Mas, Ribeiro se esmerou no acabamento de sua coletânea, que traz  - em papel couché - 16 páginas de ilustrações coloridas, 16 páginas de trabalhos realizados a lápis (que mostram um belo domínio da anatomia, em particular, de rostos) e 13 páginas com trabalhos neste recurso tão plástico e tão relegado em tempos de "photoshupadas", o nanquim.

Na nossa opinião, Ribeiro publicou, em termos proporcionais, mais ilustrações próximas do gênero ficção e fantasia, tão em voga na Europa do que seria recomendável para mostrar a sua capacidade de verter o que ele sublinha como importante, no livro, a observação, em representação e recriação.

O volume tem peças mais do que suficientes e a qualidade artística de Ribeiro para ser uma bela indicação de presente de final de ano para pessoas de bom gosto, ao preço unitário de R$ 20,00, especialmente, por que a obra está sendo vendida diretamente pelo artista, o que traz o gosto do autógrafo personalizado.

No caso de editores e novos clientes, a seqüência de trabalhos em cor das páginas 47 a 49 basta, por si só, para que se perceba as possibilidades de Ribeiro em tornar único o que já se viu pela mão de outros artistas.

Para adquirir o livro e/ou ver um pouco mais dele, clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web