NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Usagi Yojimbo – Sombras da Morte
Por Humberto Yashima
15/05/2007

As primeiras aventuras de Usagi Yojimbo, o coelho samurai criado por Stan Sakai, foram publicadas no Brasil pela Via Lettera, que lançou os álbuns Usagi Yojimbo - Samurai! (1999), Usagi Yojimbo - Ronin (2000) e Usagi Yojimbo - Bushido (2000). A saga do “coelho guarda-costas” continua no álbum Usagi Yojimbo – Sombras da Morte, recentemente lançado pela Devir Livraria, que reúne as HQs originalmente publicadas pela Mirage Studios nas revistas Usagi Yojimbo (Vol. 2) #1 a 6, mais histórias curtas das edições #7 e 8. 

Em Sombras de Verde, Miyamoto Usagi e seu companheiro de batalhas, o rinoceronte Gen, enfrentam os Ninjas Neko com a inesperada ajuda das Tartarugas Ninja. Jizo é uma tocante história sobre uma mãe que perdeu seu filho, assassinado por assaltantes em uma estrada, que coloca uma estátua de Jizo-Sama (guardião das almas das crianças mortas) no local; os autores do crime terão uma surpresa ao atacarem um certo andarilho. Na HQ Shi, Usagi precisa enfrentar um grupo de assassinos conhecido como Morte (em japonês, shi pode ser interpretado como quatro ou morte, dependendo do kanji utilizado) para defender um vilarejo de um ambicioso magistrado. 

A divertida A História dos Lagartos mostra o samurai ganhando a afeição indesejada de um simpático grupo de lagartos famintos. As últimas HQs do álbum se passam na juventude de Usagi, quando ele aprendeu o caminho do guerreiro com Katsuichi, o ermitão: em A Horta de Usagi, seu mestre ensina ao futuro samurai uma importante lição; Outono é um conto sobre como o pequeno Usagi resolveu o problema do atraso dessa estação, causado por um obakêmono (monstro) que prendeu a aki-onna (mulher do outono); e em Campo de Batalha, Usagi é assombrado pelo guerreiro morto de quem ele pegou a wakizashi (espada curta).

As HQs de Usagi Yojimbo, publicadas nos Estados Unidos pela Fantagraphics, depois pela Mirage Studios e atualmente pela Dark Horse (onde sua revista já passou da centésima edição), são cultuadas por leitores de todo o mundo. A criação de Sakai é repleta de detalhes do Japão feudal e, mesmo com todos os personagens sendo animais em vez de pessoas, não há nada de infantil no trabalho do premiado quadrinhista. A edição da Devir é bem cuidada e contém uma galeria de capas, além de um desenho exclusivo de Sakai para os leitores brasileiros; só faltou um texto de apresentação do personagem para aqueles que ainda não tiveram o prazer de ler suas histórias. Os interessados em saber mais sobre Usagi Yojimbo podem acessar o site oficial do coelho samurai.   

 Veja também:

Resenha: Courtney Crumrin & As Criaturas da Noite

Resenha: Capote no Kansas – Um livro ilustrado

Previews de Tartarugas Ninja e outros lançamentos da Devir Livraria

Preview de Fetichast – Províncias dos Cruzados, de J. Márcio Nicolosi

Resenha: Desbravadores

Devir Livraria lança Luluzinha: O Piquenique

Devir Livraria lança Desbravadores

Resenha: Mistérios Divinos

Resenha: Hellblazer - Poder Infernal

Resenha: Samurai – O Céu e a Terra

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web