NewsLetter:
 
Pesquisa:

Batendo o ponto
Por Leonardo Santana
29/06/2007

Ok. Você quer ser um grande escritor/desenhista/arte-finalista/colorista/editor/etc., não quer? E quanto tempo você dedica a isso por dia? Ou por semana? Ou por mês? Eis outro dos grandes problemas que atacam os nossos candidatos a profissionais de nosso mercado: a falta de uma disciplina de trabalho.
 
O atleta, mesmo o profissional, aquele que já tem um contrato milionário ou patrocinadores de alcance mundial, precisam dedicar uma parte de seu dia para o treinamento e aperfeiçoamento de suas habilidades ou, simplesmente, para se manter “em forma”. O trabalhador comum, mesmo quando trabalha em casa (como alguns vendedores ou empresários), precisa, também, dedicar algumas horas de seu dia para cumprir suas obrigações - isso quando não é obrigado a cumprir o famoso horário comercial que vai das 8h às 12h e de 14h às 18h. O músico, quando não está se apresentando, precisa dedicar algumas horas de seu dia para compor novas músicas, aprender a tocar novos instrumentos e a praticar os antigos numa forma de se manter afiado com sua música. Ou seja, todos precisam, de alguma disciplina, de alguma forma de trabalhar e/ou praticar e/ou produzir o produto de seu ofício: seja ele um gol, um relatório de vendas ou uma nova música. Ou, até mesmo, uma nova HQ.

E quando falamos em História em Quadrinhos, é onde os problemas começam a aparecer. Alguns artistas reclamam que não tem tempo de desenhar por causa de um trabalho formal (o famoso ganha-pão), por causa de namorada/o, filho/a(os/as), festas, sono, feira, faculdade, outros projetos não relacionados com Quadrinhos, televisão, videogame, Internet, etc, etc, etc. Parece que os artistas de Histórias em Quadrinhos são melhores do que qualquer outra pessoa e merecem um tratamento diferenciado porque produzem “arte”. Eis algumas más notícias para aqueles que pensam assim: não são. Outra: o mundo não vai parar para você poder produzir suas HQs. Se Histórias em Quadrinhos é, realmente, o que você quer fazer, É VOCÊ QUE TEM QUE SE ORGANIZAR MELHOR!!!!

Então vamos lá. Durante a semana trabalha? Dedique-se 1 hora por noite para seus trabalhos. Trabalha e estuda? Dedique 2 ou 3 horas para cada dia do final de semana. Tem família, mulher e filhos? Se eles quiserem sair à tarde, no final de semana, produza à noite. Se eles quiserem sair à noite, produza à tarde ou de manhã. E o lazer? Bem, as Histórias em Quadrinhos deveriam ser parte do lazer, mas se não são, lembre-se que você poderá se dar algumas horas de descanso e diversão se você estiver dentro de seu cronograma (que, para exemplificar, pode ser 1 página por dia de trabalho -  vai depender de seu próprio ritmo para definir qual o seu melhor cronograma). Muitos ficam pelo meio do caminho por que não conseguem encarar a coisa toda como um investimento. Imagine um jogador de futebol. Mesmo sem um contrato com um grande time (ou um pequeno, vá lá), ele continua treinando, mantendo-se em forma, para quando a grande chance surgir. Alguém já mencionou que sorte é quando aparece uma oportunidade e você está preparado. Se não pratica, como pode estar preparado quando a sorte bater a sua porta?

Eu imagino que ainda existem muitos mitos em torno da profissão de quadrinhista. Acho que as pessoas imaginam que basta fazer um desenhozinho bonito que todas as portas se abrirão para ele e que desenhar ou escrever é tão fácil quanto beber um copo d’água ou passar manteiga num pão. Não é. Existe muito trabalho por trás de tudo. Muito mesmo. E é preciso começar a encarar a diversão com mais seriedade e disciplina para estar preparado e para evoluir artisticamente. E não se engane, os grandes nomes que vemos surgindo e conseguindo vencer foram, justamente, aqueles que dedicaram muitas horas de seu tempo em cima de uma prancheta ou de um computador e foram, minimamente, mais organizados e disciplinados.

(Ilustração: Gerson Witte)

 Do mesmo Colunista:

Entre o sagrado e o profano

O “Coitadismo”

Em defesa dos heróis...

O Novo mercado nacional

O Troca-troca

Homenagem aos artistas desconhecidos

Artista S/A

Chamando a responsabilidade para si

Leitor x Autor: o que realmente importa?

Coluna Vertebral: todas as Colunas

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web