NewsLetter:
 
Pesquisa:

Como foi: Dia D RPG em Londrina (PR)
Por Fernando Fiorin
20/05/2008

Durante os dias 17 e 18 de maio aconteceu em Londrina (PR) o Dia D RPG, evento de RPG que pretendia ligar mais de trinta cidades a vários tipos de atividades, desde desafios online de card games e RPG à palestras com o pessoal da Devir e da White-Wolf, além de promover o pré-lançamento do jogo Dungeons and Dragons 4.0 e outras atividades típicas. Contarei, portanto, como foi o evento em Londrina.

Programação Local: 10 x Devir: 0
Cada cidade podia colocar em sua programação atividades que fossem além das tradicionais mesas de jogos e em Londrina aconteceram boas atrações. Palestras sobre RPG e Educação e sobre Esgrima Medieval, batalhas com espadas de espuma, material de RPG sendo vendido com 20% de desconto, dois live-actions, animês baseados em RPG e jogos de tabuleiro como WAR e Pokémon. A única falta sentida foi em relação à atração musical que seria realizada pelo grupo NEUMA, que faria uma apresentação trovadoresca, mas um dos principais integrantes estava doente e por isso a mesma não foi realizada. O que sobrou de atividades boas elaboradas pela organização local faltou pela Devir, que teoricamente deveria ser o astro principal da festa e acabou trocando os pés pelas mãos. Todas as atividades online elaboradas pela empresa apresentaram algum defeito. Das palestras online apenas a da White-Wolf foi assistida, o desafio D&D online também apresentou falhas graves que atrasaram o evento, sem mencionar que o Magic, também online, apresentou problemas. E pelas as informações recebidas não foi apenas Londrina que sofreu pelo caos promovido pela Devir, mas várias cidades que participavam do evento.

Cadê todo Mundo?
Um fato triste que marcou o evento em Londrina foi a falta de jogadores e mestres. Sábado ainda foi um pouco mais agitado com cerca de 170 participantes se revezando em mesas e outras atividades paralelas. As mesas, aliás, bem variadas, tendo desde aventuras do novo Mundo das Trevas aos antigos sistemas AD&D e Defensores de Tóquio. Um acontecimento inusitado e bem vindo foi a rápida e inesperada presença do desenhista Ivan Reis (cortesia dos nossos editores, Eloyr Pacheco e Humberto Yashima), consagrado desenhista dos personagens da DC e que estava participando de uma outra atividade que está ocorrendo na cidade, o SESC em Quadrinhos. Já no domingo o evento foi mais parado, com cerca de 100 participantes, muitos envolvidos com as mesas da aventura oficial de Dungeons and Dragons 4.0 e algumas poucas de outros sistemas. No fim fica a impressão de que não houve muita divulgação, o que pode ser verdadeiro, mas também de que os jogadores da cidade estão muito mal acostumados e comparecem apenas aos eventos que dão algo de “lambuja” como no evento anual da Wizards of the Coast, o D&D Game Day, onde cada jogador ganha miniaturas e dados para participar das aventuras pré-montadas da empresa, ou em antigos eventos em que os mestres sempre recebiam uma camiseta. Cada participante do Dia D precisava desembolsar apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Hospital do Câncer de Londrina.

Avaliação final
O evento, apesar dos problemas e da falta de público, teve muitos pontos positivos. Aqueles que compareceram não ficaram parados por falta de atividades, receberam brindes na entrada e participaram do sorteio de livros de RPG. A Devir, apesar de pisar na bola com relação aos problemas de conexão, apoiou com livros e camisetas. Menos mal, mas mesmo assim fica a esperança de que pessoas mais competentes da empresa lidem com o Dia D RPG de 2009 para que a bagunça não se repita durante o Dia D e nem durante a organização prévia (só quem participou das organizações locais deve entender do que estou falando). E não podemos dizer que a organização local foi perfeita (e eu me incluo como membro da mesma), mas sem dúvida demonstrou competência e eficiência que com certeza tende a aumentar conforme novos eventos forem realizados. Fica aqui um parabéns ao Carlos Martins (proprietário da Revistaria Odisséia) pela iniciativa e empenho, ao educador e psicólogo Wagner Luiz Schmit pelo trabalho e organização, ao grupo Animezone pelo apoio com pessoal e mão de obra e aos demais colaboradores que foram fundamentais para realização.

E vamos torcer pelo Dia D RPG 2009.

Confira mais fotos do evento nos links a seguir:
- Mesas (1)
- Mesas (2)
- Mesas (3)
- Mesas (4)
- Luta de espadas de espuma
- Livros com desconto de 20%
- Jogadores do Live action

(fotos: Fernando Fiorin)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web