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Por Ruy Jobim Neto 23/09/2005
Foi quando Faoza e Salvador foram com uma proposta fechada à Via Lettera, para que o editor Jotapê Martins conhecesse o livro, e ele propôs aos artistas que comprassem cotas a preço de custo para empreender essa ousada publicação que seria antes de mais nada um termômetro artístico da produção brasileira na área. E eis que surge Central de Tiras, o livro, editado de forma cooperativa por todos os cartunistas. A versão em site da Internet possui hoje 76 autores (e por extensão 76 tiras brasileiras), entre inéditas e publicadas. O recebimento do material, o desenho de capa e a produção gráfica do livro, sempre discutidos com Faoza e Salvador, ficaram a cargo de Orlandeli. Como o próprio site se define: é uma associação informal de autores residentes no Brasil, e só foi possível graças à criação de uma lista de discussão colocada no ar em 2002. A centralização e o acúmulo do material ficaram a cargo de Faoza, publicitário e cartunista, vencedor de prêmios como o que ganhou em Campinas com a tira Malufinho (curiosamente bem atual, nestes dias de caça) e também autor do personagem Nojob, publicado desde 1998 na Revista de Criação (do grupo Meio & Mensagem). Faoza, que está à frente do estúdio de produções na área de artes gráficas, comunicação e design que leva o seu nome, prefere ser chamado de tirista (escritor e desenhista de tiras cômicas). Ao lado de Faoza, o cartunista e animador Salvador Messina, co-autor (com Sylvio Pinheiro) de um dos grandes sucessos da animação brasileira, na década de 1980, The Masp Movie, filme altamente premiado e muito divulgado em mostras e em canais de televisão até os dias de hoje. Salvador (como assina) é o criador do imortal Ran, o batráquio que teve suas duas fases muito bem definidas - de boêmio, na década de 1980, o sapo tornou-se politicamente correto nos anos 1990 - e foi publicado em jornais como O Estado de S. Paulo, ainda na primeira fase do Caderno 2, e também no Jornal do Brasil, no Rio. O personagem virou, inclusive, tema de uma tese de mestrado dedicada inteiramente a ele (O Mundo Randômico do Quadrinista Salvador Messina, defendida por André Tomé Martins de Castro, pela UNIBAN), e ficou por anos numa página só dele, Ran na Rede, com tiras alimentadas diariamente, no Portal AOL. O terceiro integrante da equipe é egresso do interior de São Paulo, Walmir Américo Orlandeli (ou simplesmente Orlandeli), que é publicitário e autor da famosa tira Grump (que foi publicada como gibi pela Graphic Talents), tendo inclusive trabalhos publicados em diversos veículos impressos Brasil afora e até mesmo no exterior. Orlandeli atua na área desde 1994. Grump, seu personagem principal, tem como animal de estimação o divertido cão Vândalo, e juntos atendem o leitor com muito bom humor. Atrelados ao trabalho dos três cartunistas brasileiros, mais dezessete autores são apresentados no livro - Galvão, Ruis, Leandro, Bio, Junião, Chantal, Horton, Rogério, Érico, Olante, Moretti, Marcelo, Stocker, Cedraz, Senna, Saul e Rocco. Destes, Antonio Cedraz e Fernando Moretti são veteranos, com trabalhos publicados desde a década de 1970, nos mais diversos jornais brasileiros. O livro, por sua vez, com prefácio do cartunista Laerte (autor da tira Piratas do Tietê e O Condomínio) é complementado, ainda, por um prefácio com a História da Tira Cômica, desde os primórdios, com Mutt & Jeff (do americano Bud Fisher) como a primeira tira cômica diária, ou mesmo desde a publicação, no Brasil, com Angelo Agostini e suas tiras devastadoras. O livro ainda tem uma matéria sobre a produção e o mercado das tiras cômicas, como um todo. O trabalho dos criadores de Central de Tiras promete não parar por aí. Junto à pesquisadora Maria Cristina Merlo e aos artistas gráficos Guilherme JP Rodrigues, Ricardo Palermo e André Couto, Faoza retorna a todo vapor, depois de mais de oito anos de pesquisa, com a e-enciclopédia Galeria Brasil, um gigantesco trabalho de apuração de todos os desenhistas nacionais, entre animadores, chargistas, caricaturistas, enfim, toda a gama de artistas que vem trabalhando com o traço desde os tempos mais remotos neste País, num site próprio na Internet, ilustrado com material dos desenhistas ladeados por biografias. Os esforços desses pesquisadores e artistas revelam, antes de tudo, um fôlego de fênix, para que a tira nacional busque a cada dia a aproximação com o público brasileiro, sempre ávido de novidades e da sua própria identidade. Ambos os sites, o catálogo Central de Tiras e a e-enciclopédia Galeria Brasil são encontrados no portal Tupixel. O livro, por sua vez, é encontrado nas melhores livrarias do ramo, e nos sites delas.
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