NewsLetter:
 
Pesquisa:

As HQtrônicas e a Revolução do Software Flash
Por Edgar Franco
19/03/2008

A partir de 2001, com a popularização do plug-in Flash, dezenas de sites de Quadrinhos utilizando essa tecnologia surgiram no Brasil, refletindo uma tendência mundial, esse crescimento culminou com o aparecimento do FlasHQ - A casa da HQ em Flash Brasileira, site criado em 2002 com o objetivo de disponibilizar links para mais de 50 HQtrônicas criadas utilizando como suporte o software Flash da Macromedia que permite o uso de animações e efeitos sonoros, sendo que a maior inconveniência causada pelos trabalhos feitos nesse programa é o tempo de carregamento, podendo levar o internauta a desistir de navegar por eles, mas se considerarmos o avanço contínuo das conexões de banda larga este não será um problema tão freqüente a longo prazo. Infelizmente o Flash HQ não está mais online assim como alguns desses sites pioneiros, provando a volatilidade do conteúdo disponibilizado na web (FlasHQ - Url: //www.flashq.hpg.ig.com.br/ - Acessado em 29/05/2005). Dentre os sites de HQtrônicas, citaremos alguns que se destacaram, fazendo um breve comentário sobre a hibridização de linguagens:

A Brigada Onix - HQtrônica fortemente influenciada pela estética dos animês japoneses, apresenta uma utilização interessante de seqüências animadas inseridas no contexto da HQ e uma exploração efetiva dos efeitos sonoros. A HQtrônica existe desde 2002 e evoluiu bastante nos 4 primeiros anos de criação efetiva. A Brigada Ônix é um trabalho de Victor Hugo Carballo (roteiro e desenhos) e Augustin Carballo (arte-final). (A Brigada Onix - Url: //www.brigadaonix.com.br/ - Acessado em 17/03/2008)

Amigos da Net - Bom trabalho de diagramação dinâmica, com os Quadrinhos surgindo das laterais da tela, a tentativa de gravar as vozes dos personagens e persistir com os balões de fala gerava uma redundância informacional, um ruído na comunicação e no tempo de leitura. Infelizmente o site não está mais online. (Amigos da Net – Url: //www.amigosdanet.com/ - Acessado em 29/05/2005)

Anima Zone - Com o slogan de "O Site mais subversivo da web", o Anima Zone fugia ao padrão da maioria dos sites de HQtrônicas utilizando Flash, geralmente voltados para o público infantil ou adolescente, pois aqui eram incluídas HQtrônicas de conteúdo crítico e reflexivo voltadas para o público adulto. Dentre os trabalhos destacamos Bala Perdida, sobre a tragédia do ônibus da linha 174 no Rio de Janeiro e Bombado Boy, crítica ao crescimento do uso de anabolizantes e esteróides pelos freqüentadores de academias, lança mão do uso do balão de fala e interação reativa com o leitor. O Animazone saiu do ar, no entanto seu principal idealizador, Otávio Rios, continua com um novo site onde explora seu personagem Cambito – engajado socialmente -, a Cambitolândia (imagem acima), que pode ser acessado aqui - um trabalho requintado de animação em Flash com fortes influências da linguagem quadrinhística. (Anima Zone – Url: //www.animazone.com.br/- Acessado em 29/05/2005)

Central do Rato - Esta é talvez uma das mais bem acabadas séries de HQtrônicas feitas em Flash na web brasileira, seu autor, Francisco Alexandre de Freitas Alves, o Falex, desenvolveu seus “websódios” entre 2001 e 2004. Também lançou um CD-ROM compilando mais de um ano de produção da série. O autor possui um excelente domínio da ferramenta e usava-a a seu favor para enriquecer a narrativa de suas HQtrônicas recheadas de um humor inusitado e metalinguagem. Falex usava muito bem o recurso das cores vetorizadas e arriscava algumas trilhas sonoras interessantes para acompanhar certas histórias, é um trabalho maduro e consistente que merece ser olhado com cuidado por aqueles que se interessam pelos caminhos das HQs na rede. Infelizmente o autor desativou o site no ano de 2004. (Central do Rato – Url: //www.imagica.com.br/centraldorato/ - Acessado em  29/08/2004)

Combo Rangers - É o maior fenômeno das HQs em Flash brasileiras e gerou dezenas de clones, trata-se de uma série criada pelo jovem artista Fábio Yabu no ano de 1998, o trabalho é inspirado pelo universo dos mangás juvenis japoneses com heróis no estilo Power Rangers, mas apesar dessa derivação, Yabu é um bom contador de histórias e soube utilizar o Flash para dar vida a seus personagens. O sucesso foi tanto que Combo Rangers foi uma das primeiras séries de HQtrônicas brasileira a migrar da Internet para o suporte papel, a revista impressa já foi publicada até pela editora Panini Comics, além disso a série já possui seus próprios bonecos e o site faz parte do UOL, um dos mais importantes portais da web brasileira. Combo Rangers é um exemplo de que as HQtrônicas podem gerar sucessos de público e de que a linguagem híbrida de HQs e hipermídia é muito bem vinda para as novas gerações criadas sob a égide do computador, Yabu mistura animação com páginas divididas em requadros e mesmo utilizando dubladores ainda usa os tradicionais "recordatórios" escritos em muitos pontos de seus episódios. (Combo Rangers – Url: //www2.uol.com.br/comborangers/ - Acessado em 17/03/2008)

Quadrinhos Online - Inicialmente esse importante site brasileiro de HQtrônicas foi desenvolvido por Daniel Espínola e Guido, e apresentava duas séries de HQs criadas em Flash, Império dos Dans e Retorno dos Humanos. O destaque ia para a segunda, com um arrojado uso de trilhas e efeitos sonoros, a série mantinha os balões de fala mas substituiu as onomatopéias por efeitos sonoros, os recursos de animação e diagramação dinâmica eram utilizados com maestria e criatividade em seus longos episódios, um trabalho de fôlego. O site tentou inovar ao propor a venda de senhas via Internet para que o leitor tivesse acesso aos episódios decisivos das duas séries, o valor da senha era de R$ 1,99 e o internauta interessado poderia pagar através de depósito bancário. Na nova fase do site apenas Daniel Espínola continua com o trabalho, dessa vez desenvolvendo a HQtrônica de suspense O Segredo de Pat, um trabalho ainda mais maduro no que diz respeito ao uso de animação, efeitos sonoros e sua integração graciosa com os elementos tradicionais da HQ em papel como o balão de fala e os requadros. (Quadrinhos Online – Url: //www.quadrinhosonline.com.br/  Acessado em 17/03/2008)

NeoMaso Prometeu – HQtrônica pioneira desenvolvida em 2001 como parte experimental de minha dissertação de mestrado em Multimeios na Unicamp, explora os recursos de trilha sonora, efeitos sonoros, animação & multilinearidade narrativa. Recebeu menção honrosa no 13º Videobrasil – Festival Internacional de Arte Eletrônica (Sesc Pompéia – SP). (NeoMaso Prometeu – Url: //www.cap.eca.usp.br/wawrwt/neomaso/index.html - Acessado em 17/03/2008)

Os 2 Mundos De Dante – Trabalho inovador e pioneiro de Carlos Takemoto, artista do estúdio Mauricio de Sousa produções, onde já trabalhou com criação de animações 3D e cenários para desenhos animados. Os 2 Mundos de Dante foi  uma produção independente do quadrinhista que resolveu unir sua paixão pelos Quadrinhos e pela animação 3D para produzir o site. As personagens de Os 2 Mundos de Dante foram desenvolvidas com o auxílio do programa 3Ds Max, o autor escaneava desenhos como base, depois montava o modelo no formato de wireframes - linhas geométricas que demarcam os volumes a serem renderizados, e finalmente aplicava texturas, cores e iluminação. A montagem dos trechos animados da HQ eletrônica era feita com o auxílio do programa Flash. Os 2 Mundos de Dante incluía códigos tradicionais das HQs impressas, como balões de fala e onomatopéias, agregando a eles sons, animação e além das personagens, também apresenta diversos cenários construídos em programas 3D, criando um trabalho realmente singular no panorama das HQtrônicas, pois Takemoto conseguia imprimir a marca de seu traço, influenciado por Mauricio de Sousa, em suas personagens 3D animadas. Infelizmente o trabalho foi tirado do ar ainda no ano de 2001. (Os 2 Mundos De Dante – Url: //www.2mdante.com.br - Acessado em 12/05/2001)

A tecnologia do software vetorial Flash solidificou-se como um dos mais utilizados para a criação de HQtrônicas no mundo. Até 2003, ainda predominava na web a utilização de gifs e outras tecnologias para a criação de HQtrônicas, as facilidades e múltiplas possibilidades do Flash têm feito com que a maioria dos criadores migrem para esse software. Também porque hoje quase todos os computadores possuem o plug-in que permite assistir a produções em Flash, enquanto muitos outros softwares ainda dependem da instalação de plug-ins de difícil acesso. Outra tendência atual importante, diz respeito não às HQtrônicas, mas às próprias HQs, ou seja, Histórias em Quadrinhos tradicionais simplesmente publicadas online. Muitos quadrinhistas antigos e novos descobriram que podem fidelizar um público leitor de seus trabalhos online, em blogs ou sites que publiquem tiras diárias ou HQs seriadas, e esse tipo de proposta tem crescido, no entanto essas artistas continuam esbarrando no velho problema que cerca a web: como ganhar dinheiro com o seu trabalho? Um dilema complexo.

 Do mesmo Colunista:

HQtrônicas Brasileiras

As HQtrônicas e suas características

Quadrinhos e Computador: Um Namoro que virou Casamento

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web