NewsLetter:
 
Pesquisa:

Como foi: 26º Prêmio Angelo Agostini (SP)
Por Marcio "Sacrum Est" Baraldi
02/03/2010

Laudo, José Salles, Roberto Guedes, Baraldão,
Edgard Guimarães e Franco de Rosa

Em primeiro lugar, mais uma vez palmas para o Worney que carrega o Prêmio Angelo Agostini nas costas há 26 anos e tem uma credibilidade inigualável junto aos quadrinhistas, fanzineiros e amigos do Quadrinho Nacional. Worney consegue todo ano encher o auditório do SENAC com uma legião fiel de interessados, sem precisar de apresentador global nem de banda de rock. Worney é um verdadeiro missionário que executa sua tarefa com disciplina e dedicação messiânicas. Sempre preocupado em dar ao Agostini um caráter mais didático ou acadêmico, Worney faz questão de preceder o prêmio todo ano com eventos importantes como palestras, debates e exibições de filmes ou animações. Neste ano a primeira atração foi a exibição de Tanga, Deu no New York Times, único longa-metragem de Henfil, que o cartunista realizou poucos anos antes de falecer.

Após o filme, foi a vez do debate sobre o papel da mídia especializada em HQs, com participação de Renato Lebeau (Impulso HQ), Rodrigo Febrônio (Banca de Quadrinhos), Sidney Gusman (Universo HQ), Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos), Fábio Sales Agnati (HQ Além dos Balões) e Carlos Spider (HQ Maniacs), com mediação de Bira Dantas. O debate foi ótimo e teve boa participacao do público, principalmente do editor Toninho Mendes (ex-Circo; Chiclete com Banana), que estava na plateia e conversou bastante com os debatedores e com o público em geral. A seguir Worney leu a oração de Santo Agostini acompanhado por Bira na gaita. Na sequência, como já é praxe no Agostini, os editores de fanzines e revistas subiram ao palco um a um e divulgaram seus produtos.

Apó isso, começa a entrega dos prêmios pra valer! Um a um todos vão subindo ao palco, fazem seus agradecimentos e recebem o prêmio das mãos de algum colega de profissão. Franco de Rosa recebeu uma homenagem especial em cima do palco e estava muito emocionado por receber o troféu como Mestre. Trouxe até a familia toda, incluindo os pais, para presenciarem o momento. O editor José Salles (Júpiter II) veio impecavelmente vestido de terno, no melhor estilo "Poderoso Chefão", para receber o prêmio. Os cartunistas Henrique Magalhães e Sill, que são do Nordeste, e o super quadrinhista Adauto Silva não estavam presentes e por isso outros artistas receberam os prêmios em seus lugares. Adauto e um extraordinario desenhista, digno de figurar entre os grandes artistas da HQ mundial! Espero que na próxima encarnação eu desenhe tanto quanto ele!!! Visitem o blog do cara so pra babar um pouco. Outro que desenha MUUUUITO é o Rodval Matias, que foi lá receber o prêmio como Mestre, merecidíssimo por sinal!!! Visitem também o site do mestrão. 

Laudo ganhou o prêmio como melhor roteirista e mereceu, porque está realmente escrevendo muito bem. Sua última obra, Yeshuah, uma abordagem alternativa sobre a vida de Jesus Cristo, é muito consistente e só tem recebido boas críticas. Laudo trabalhou arduamente nas últimas duas décadas e alcançou um nível de profissionalismo e competência inegáveis. É atualmente um dos profissionais mais versáteis e produtivos da HQ Nacional. Edgard Guimarães ganhou mais um Agostini pra sua coleção com seu fanzine Q.I. (Quadrinhos Independentes), que é um verdadeiro fenômeno dentro do mercado da HQ brasileira! Com mais de 20 anos de estrada, o fanzine é (quase) mensal e já passou de cem números, além de algumas edições especiais. Edgar é, senão o maior, um dos mais tradicionais fanzineiros do Brasil. Seu Q.I. abriga em suas páginas o maior point de encontro e debate entre quadrinhistas e amantes das HQs do país. Por conta disso se tornou extremamente querido por esse público e pela categoria dos quadinhistas, o que lhe confere tantos votos na premiação.

Por fim, eu também subi ao palco e fiz meus tradicionais alvoroçados e apoteóticos discursos, onde defendi a mim e a outros cartunistas de minha geração, que tiveram  a coragem e competência de construir uma carreira sólida de chargista/quadrinhista fora dos grandes jornais, em imprensas mais alternativas. Uma geração que ralou muito em mídias múltiplas e diversas e que agora colhe, na forma de prêmios, os frutos desse plantio todo. Emfim, mais um ano de missao muitíssimo bem cumprida pelo inabalável e incansável Frei Worney, que quando partir deste mundo (data com certeza ainda muuuuuito distante) será tão sacro e canonizado quanto seu legítimo inspirador, Santo Agostini! OMNI SACRUM EST!!! Confira nos links a seguir mais fotos do evento (legendas de Marcio Baraldi).

01) Laudo, Manoel de Souza e Baraldão gato
02) Palestra com (da esq. para dir.): Renato LeBeau (Impulso HQ), Rodrigo Febrônio (Banca de Quadrinhos), Sidney Gusman (Universo HQ), Bira Dantas (mediador), Paulo Ramos (Blog dos Quadrinhos), Fábio Salles Agnati (HQ Além dos Balões), e Carlos Spider (HQ Maniacs)
03) Laudo, José Salles, Roberto Guedes, Baraldão, Edgard Guimarães e Franco de Rosa (a foto que abre esta matéria)
04) Worney lê a oração de Santo Agostini e Bira faz a trilha com sua gaita pentelha
05) Franco de Rosa recebe prêmio como Mestre da HQ nacional
06) Até o Karl Marx foi no Prêmio. Ou melhor, o Diogo, um dos mais tradicionais comerciantes de gibis antigos de São Paulo
07) Baraldão e Rod Gonzalez (o pai do Blenq), a ala roqueira do Quadrinho Nacional. U-RUUUUUUUU!!!!
08) Febrônio, Sidão Gusman e Bira: debate de alto nível
09) Quarteto Fantástico: Paulão Ramos, Sidão Gusman, Bira e Rodrigo Febrônio. Qual deles parece mais com o Coisa (rs)???
10) Meninos Super Poderosos: Pelicer, Paulo Anjos (Benjamim Pepe), Baraldowski e Edgard "Minerim" Guimarães
11) Rolou até uma HQ coletiva lá, protagonizada por ninguém menos que o próprio Angelo Agostini
12) Quarto Mundo e Baraldão de bicão
13) LeBeau, Febrônio e Gusman
14) Paulão Ramos, Fábio Sales Agnati e Carlos Spider
15) Júlio Maga e Edgard Guimarães
16) Kenji Fujimoto em ação: até o Fantasma entrou na história!!!
17) Kenji, Edgard, Baraldowski e Diogo (Karl Marx cover)
18) Will, Salvador, Morettini e Capitão Bara!!!
19) Bira, o Mestre Rodval Matias (quando eu crescer quero desenhar que nem ele!!!) e o pequeno Marcinho
20) Os quadrinhistas mais legais da paróquia!!!
21) Respeitááááááááááável e fiel público!!!
22) Gley (do SENAC), Capitão Bara e Mestre Primaggio (tutti buona genti!!!)
23) É o Wally??? Não, é o Worney mesmo!!! Devoto de Santo Agostini!!!
24) Júlio Maga, Edgard, o colecionador Antonio Amaro e Johnny Baraldão!!!

(fotos: Mauricio Moraes)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web