NewsLetter:
 
Pesquisa:

Mestres Disney #5: Renato Canini - preview e lista das HQs
Por Eloyr Pacheco
18/08/2005

A quinta edição de Mestres Disney, a ser lançada nos próximos dias, é a primeira totalmente dedicada a um artista brasileiro: Renato Canini, que desenhou (e também escreveu) histórias do Zé Carioca entre 1970 e 1976, sendo, no total, mais de 100 histórias produzidas para a Editora Abril.

Mestres Disney #5 tem capa e uma História em Quadrinhos intitulada O Código da Trinta especialmente desenvolvidas por Canini, que depois de vinte e sete anos volta ao personagem. O Código da Trinta (o nome, claro, remete ao Código Da Vinci) é uma história surpreendente, inovadora e totalmente fora dos padrões Disney. Praticamente sem texto, (há algo sendo dito apenas na primeira página) Canini mostra que está além de seu tempo, como sempre foi dito pelos fãs e especialistas que o consideram um dos melhores da Disney no mundo.

Confira as 17 histórias desta edição; um preview em primeira mão da HQ O Código da Trinta e, ainda, uma ilustração feita por Canini em agradecimento ao esforço de Paulo Maffia, um dos editores da série, na realização da edição. Paulo decidiu compartilhar com os leitores o presente que recebeu. Observem a nota escrita pelo Mestre Canini no pé da página e entendam o porquê de tal título.

(clique nas imagens para vê-las ampliadas)

Histórias da edição:
O Leão Que Espirrava (Roteiro, desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1015, de 1971, e republicado em Disney Especial #41, de 1979; Disney Especial Reedição #35, de 1986 e Zé Carioca 60 Anos, de 2003. Uma curiosidade: É a primeira historia Disney feita por Renato Canini.

Quem Samba Fica (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1087, de 1972, e republicada em Disney Especial #61, de 1981, e Disney Especial Reedição #55, de 1989. Uma curiosidade: é uma das primeiras que Canini produziu em parceria com Ivan Saidenberg.
 
A Ciência no Futebol (Roteiro: Carlos Alberto Paes de Oliveira - Desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1117, de 1973, e republicada em Disney Especial #49, de 1980 e Disney Especial Reedição #44, de 1988. Uma curiosidade: preste atenção nos Robôs-Armaduras do Professor Pardal.

Os Detetives da Moleza (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1137, de 1973. Uma curiosidade: é a primeira vez que aparece a Moleza, a agência de detetives do Zé Carioca e do Nestor.

Zé Carioca Encontra Texas Bill (Roteiro, desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Almanaque Disney #29, de 1973. Uma curiosidade: Canini é apaixonado pelo gênero western, não se esqueça que ele criou Kactus Kid para a revista Crás!

O Novo-Rico (Desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1227, de 1975. Uma curiosidade: Zé Paulista fez sua estréia em O Leão Que Espirrava, e agora surgem Zé Jandaia (do Ceará), Zé Pampeiro (do Rio Grande do Sul), Zé Queijinho (de Minas Gerais) e Zé Baiano (da Bahia).

Capitão Zé (Desenho e arte-final: Renato Canini). Originalmente publicada em Zé Carioca #1235, de 1975. Uma curiosidade: as semelhanças com a estrutura narrativa de Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959-1964).

A Escola de Detetives (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1239, de 1975. Uma curiosidade: o pato Afonsinho é uma homenagem que Canini fez a Afonso Celso Garcia Reis, um jogador de futebol que ele admirava muito.
 
O Poço Misterioso (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenho e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1245, de 1975. Uma curiosidade: a influência das aventuras de Allan Quatermain, como As Minas de Salomão, escrita em 1885 por Sir Henry Rider Haggard.

A Volta do Morcego Verde (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenhos e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1253, de 1975. Uma curiosidade: segunda aventura estrelada pelo Morcego Verde criado pela dupla em 1974 para a aventura O Morcego Verde; publicada em Zé Carioca número #1217 e republicada em 2003 no especial, Zé Carioca 60 anos.

O Misterioso P.P. (Roteiro, desenhos e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Almanaque Disney #60, de 1976. Uma curiosidade: Canini, depois do Zé Carioca, tem como personagem preferido o Vespa Vermelha e, é claro, teve que criar esse encontro.

É isso aí: bichos! ou Tio Herói (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenhos e arte-final: Renato Canini). Publicado originalmente em Zé Carioca #1291, de 1976, e republicado em Disney Especial #58, de 1981. Uma curiosidade: Canini usou como referência, as histórias em quadrinhos do Tarzan, feitas na década de 1940, por Burne Hogarth.

O Crime da Cabra (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenhos e arte-final: Renato Canini). Publicado originalmente em Zé Carioca #1303, de 1976. Uma curiosidade: o roteiro é inspirado em uma peça de teatro, do mesmo nome, escrita por Renata Pallotini.

Anacozéca x Zé Carioca ou O Importante é Cobrar (Roteiro: Paulo Paiva - Desenhos e arte-final: Renato Canini). Publicado originalmente em Zé Carioca #1311, de 1976, e republicado em Disney Especial #63, de 1982 e Disney Especial Reedição #59, de 1990. Uma curiosidade: a primeira aparição da Anacozéca (Associação dos Cobradores do Zé Carioca).

A Onça e o Valente (Roteiro: Ivan Saidenberg - Desenhos e arte-final: Renato Canini).
Publicada originalmente em Almanaque Disney #86, de 1978, e republicada em Disney Especial #105, de 1988 e Disney Especial Reedição #97, de 1997. Uma curiosidade: Canini declara que essa é a história do Zé Carioca que ele mais sente orgulho de ter feito.

O Fiscal (Desenhos e arte-final: Renato Canini). Publicada originalmente em Zé Carioca #1635, de 1983, e republicada em Grande Almanaque de Férias/Natal #9, de 1988. Uma curiosidade: esta HQ é a última do lote que Canini deixou pronto depois de se desligar da Abril em 1977. Em algumas páginas, Zé foi redesenhado por outro artista para que se adequasse à linha do momento, o que irritou profundamente Canini.

O Código da Trinta (Roteiro, desenhos e arte-final: Renato Canini). Totalmente inédita! Uma curiosidade: uma homenagem aos filmes do Zé Carioca (Você já foi a Bahia? e Alô Amigos).

Mais curiosidades e informações sobre as HQs de Canini na própria edição.

 Veja também:
Troféu HQ Mix: Como foi o evento

Canini trazido à baila. Mas falta exatamente Canini

Zé Carioca de Canini e Saidenberg: Como foi a palestra de Paulo Maffia

Palestra sobre Zé Carioca na 2ª Feira do Livro Infantil, Juvenil & Quadrinhos

Kactus Canini Kid, uma Graficobioanimada

HQ Mix: Lista dos Premiados

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web