NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arte pela Paz 2005: inscrições abertas
Por Divulgação
07/07/2005

Como parte das comemorações da Semana Gandhi, (organizado pelo Centro de Estudos Filosóficos Iluminattis), o Estúdio de Arte HQ, dirigido pela artista plástica Letícia Barreto, abre as inscrições para a Exposição Arte pela Paz - Edição 2005.

Essa mostra, assim como na sua primeira edição, é uma homenagem póstuma ao grande ilustrador Hermes Tadeu Moraes, covardemente assassinado em 21 de dezembro de 2003 durante uma tentativa de assalto na Praia Grande. Mas, muito além da homenagem, a exposição pretende ser um canal de reflexão sobre o tão grave problema da violência com a qual convivemos em todas as esferas da sociedade.

Tendo como marca principal o desenvolvimento criativo de seus alunos, o Estúdio HQ sabe da importância da arte para o autoconhecimento e para o despertar da consciência crítica. Assim procura manter viva a chama do engajamento social sempre tão presente nas artes gráficas em todos os tempos.

A primeira exposição, realizada em outubro de 2004, seria a princípio apenas uma pequena homenagem feita pelos ex-alunos do artista e pelos professores do Estúdio HQ, mas acabou atraindo a atenção de vários outros artistas graças ao Orkut. O Orkut é uma grande comunidade virtual com o objetivo de aumentar o círculo de amizades e os contatos com as pessoas em interesses e atividades relacionadas.

Navegando pelo Orkut, Letícia Barreto entrou em contato com outros ilustradores conhecidos no mercado nacional e internacional que foram amigos e colegas de trabalho de Hermes. Ao saberem da exposição prontamente quiseram colaborar não apenas enviando trabalhos, mas ajudando na divulgação em seus sites pessoais e no próprio Orkut.

Graças a isso, a exposição de 2004 atraiu cerca de 40 artistas de diversos estados - entre amadores e profissionais - incluindo ilustrações, charges, cartuns e histórias em quadrinhos. Durante a mostra foi apresentada também, uma seleção dos trabalhos de Hermes Tadeu, escolhidos por sua irmã Dalila Cristina. O sucesso da primeira exposição foi tão grande que os próprios artistas participantes sugeriram que essa exposição torne-se um evento anual na cidade.

A idéia a partir desse ano é ampliar ainda mais a possibilidade da participação de artistas brasileiros e também estrangeiros. Vale ressaltar que não se trata de um concurso, mas uma exposição com o objetivo de despertar a consciência crítica das pessoas sobre o problema da violência. A exposição deste ano também não ficará restrita aos artistas gráficos, mas abrirá espaço também aos artistas plásticos que desejarem enviar seus trabalhos. Para possibilitar a participação de um número cada vez maior de artistas, a exposição Arte pela Paz deste ano será feita em versão virtual, no site do Iluminattis. Dos trabalhos enviados será feita uma votação popular pelos internautas, que escolherão os melhores trabalhos que participarão da mostra real durante a Semana Gandhi, em Outubro. Não será oferecido nenhum prêmio em dinheiro.

Serviço:
Exposição Arte Pela Paz - Edição 2005
Inscrição dos trabalhos: até 30 de agosto de 2005
Maiores informações no site da Iluminattis 
 

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web