NewsLetter:
 
Pesquisa:

Projeto Cartum Netiuorque no ar
Por Humberto Yashima
08/12/2004

Três dos mais renomados cartunistas brasileiros - Laerte, Glauco e Caco Galhardo - foram reunidos para uma empreitada completamente inédita: o Projeto Cartum Netiuorque (forma "abrasileirada" do nome do canal por assinatura Cartoon Network, que exibe apenas desenhos animados), que foi concretizado graças ao apoio da Ancine - Agência Nacional de Cinema (artigo 39 da MP 2228-1/01).

A idéia de criar vinhetas animadas de personagens dos três artistas para serem exibidas nos intervalos dos programas do Cartoon Network foi proposta pelo estúdio Daniel Messias Cinema de Animação. Filho de Messias de Melo (1904-1994), um dos pioneiros dos quadrinhos no Brasil, Daniel Messias é o dono do estúdio responsável pela animação de personagens inesquecíveis da propaganda brasileira, como o Frango da Sadia, o Chester Cheetos da Elma Chips, o tigre Tony da Kellogs e, mais recentemente, a Hiena (aquela mesma, do desenho Lippy e Hardy, da Hanna-Barbera) do Unibanco, entre muitos outros.

Os personagens escolhidos para fazerem parte do projeto foram Overman, Geraldinho e Os Pescoçudos. Cada um deles ganhou sete vinhetas animadas, com duração entre 40 e 50 segundos, com um total de vinte e uma animações inéditas. O "jeito brasileiro" de encarar o mundo de forma bem-humorada está presente em cada um desses personagens, o que motivou o Cartoon Network a participar do projeto.

Os escolhidos:

Overman é o super-herói criado pela imaginação do cartunista Laerte, que deve ser um grande fã do desenho Space Ghost, da Hanna-Barbera, pois o uniforme de seu personagem (fora a esdrúxula combinação de cores - roxo e amarelo...) é muito parecido (para não dizer idêntico) com aquele criado por Alex Toth. Além de prestar essa pequena homenagem, Laerte satiriza todos os clichês das histórias de super-heróis de forma hilariante. Overman também tem seu "fiel companheiro", Ésquilo, que funciona como uma espécie de consciência do herói.

Geraldinho é o garoto que está sempre acompanhado de seus amigos, o cachorro Cachorrão e o gato Tufinho, e adora televisão, refrigerante e sorvete, aprontando mil travessuras pra cima da Dona Marta. Glauco, o criador do Geraldinho, ficou famoso por ter criado o personagem Geraldão, ambos com tiras publicadas em jornais.

Os Pescoçudos é uma criação de Caco Galhardo, que teve suas tiras publicadas na Folha de São Paulo, mais tarde reunidas numa coletânea lançada pela Via Lettera. Segundo o autor, os personagens foram criados com base em suas observações dos "absurdos" da cidade, como certas pessoas que conversam entre si sem olharem umas para as outras, como se estivessem sempre com os olhos voltados para o céu.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web