NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: O Poder dos Cinco – O Portal do Corvo e Estrela do Mal
Por Cadorno Teles
24/10/2007

Nos princípios dos tempos, seres malignos invadiram a Terra, com propósitos sombrios. Esses seres ficaram conhecidos como os Antigos, criaturas tão cruéis e poderosas que conquistariam o nosso mundo se não fossem cinco meninos dotados de poderes especiais que conseguiram derrotá-los e salvar a Humanidade de um terrível destino. Porém, por todo o planeta ainda ficaram dispersos alguns portais que se comunicam com a dimensão escura, onde os Antigos aguardam ávidos pela vingança contra os seres humanos. Esse é perigo mostrado na série O Poder dos Cinco, do renomado autor inglês Anthony Horowitz, com dois títulos já lançados no Brasil pela editora Record.

O primeiro, O Portal do Corvo (Raven Gate, 288 páginas, R$ 42,00) inicia a narrativa séculos depois do confronto: Matt Freeman, um jovem órfão, após uma tentativa fracassada de roubo, é enviado para uma fazenda Yorkshire para um programa de reabilitação. E naquele lugar afastado de tudo e todos, descobre que sua nova guardiã, a Sra. Daredevil, parece ser a líder de uma seita estranha e que a comunidade em que foi forçado a morar tem uma longa tradição em feitiçaria e magia negra. Decidindo investigar, logo uma trama sinistra é revelada: a comunidade inteira é de adoradores de demônios e que ele é um dos cinco guardiões que protegerão o mundo do Mal daqueles que foram banidos há muito tempo pelo Portal do Corvo. Com seus poderes recém-descobertos – telecinésia e premonição – tentará impedir que o portal se abra, e viverá uma aventura que poderá custar sua própria vida. O ritmo da história de O Portal do Corvo é alucinante, chegando a levar o leitor ao frenesi. O autor utiliza o cenário rural de Yorkshire, mas também coloca os subúrbios de Londres para compor o aspecto sombrio da narrativa. Narrado em terceira pessoa, a ação constante, o mistério e o medo do desconhecido estão incrustados do início ao fim. 

O segundo volume, Estrela do Mal (Evil star, 352 páginas, R$ 42,00) continua as aventuras de Matt. Depois da insólita experiência em O Portal do Corvo, o jovem pensa que seus dias de combate ao mal terminaram, freqüentando uma escola elitizada pretende retornar à vida normal. Mas Matt Freeman não consegue nem entender seus poderes premonitórios e após salvar a escola que freqüentava, viu que sua vida seria dedicada ao combate ao mal dos Antigos. Vivendo com Richard Cole, um repórter que acreditou nele e acabou perdendo o emprego, Matt recebe uma missão do Nexus, um grupo de pessoas que estão protegendo os guardiões dos portais. Terá que ir ao Peru para fechar um outro portal, enfrentará um novo inimigo e encontrará o segundo guardião, Pedro, um inca que junto com os remanescentes de seu povo combaterão o mal em Cuzco. No deserto de Nazca - local do portal –, uma série de linhas cavadas sob a floresta, e após o desmatamento, revelou figuras de animais. Contudo, os dois garotos não conseguem deter a abertura do portal, Matt luta com as criaturas – cada um dos desenhos das linhas de Nazca – e cai inconsciente, quando Pedro revela o seu poder, o de cura. O mistério que há nesse segundo título é maior que o primeiro, desde o segredo da Estrela do Mal até o final impactante em que os jovens não sabem o que aconteceu: se conseguiram ou não fechar o segundo portal a tempo. O que o terceiro título da série nos revelará? Só saberemos lendo... 
 
Histórias que têm jovens de ambos os sexos enfrentando forças obscuras não é nenhuma novidade, Harry Potter que o diga. Porém, a realidade não é em um mundo mágico, está inserida no momento atual, dando um frisson de horror à série O Poder dos Cinco. Horowitz descreve de forma única a ação e passa a sensação de medo e horror a cada página virada. Uma das melhores séries juvenis do momento, com ambiente sombrio e muita ação em uma narrativa eletrizante e assustadora.

O Autor
Anthony Horowitz
é um dos escritores de literatura juvenil mais prolíficos e lidos dos últimos anos. Ficou mundialmente conhecido pelo seu personagem Alex Ryder, o intrépido espião adolescente. Em sua mais nova série, O Poder dos Cinco, procurou construir uma história fantástica ambientada no mundo atual, sem cenários irreais e fazer a luta do bem contra o mal em uma simples rua, lugar mais fácil de imaginar do que um castelo.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web