NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Prismarte #48
Por Matheus Moura
07/11/2008

A Prismarte # 48 (já divulgada aqui) desta vez dedica seu tema às Conspirações Tupiniquins. A revista possui uma excelente seleção de quadrinistas “profissionais” a começar pela capa assinada por Will. Uma mudança percebida de início é o editorial não ser assinado por alguém da PADA, mas sim por Gian Danton, que colabora com duas HQs e mais um texto ao final da revista. Neste primeiro texto é interessante a justificativa dada por Gian para a escolha do tema da vez, não deixem de ler!

A primeira história é escrita e desenhada por Antônio Eder e se chama Nem Sempre os Primeiros Serão os Primeiros. Nela são mostradas algumas das invenções criadas por brasileiros, ou que aqui viveram, e acabaram sendo creditadas a outros. Muito legal ser feito esse levantamento. Toda a arte é desenhada com os traços já conhecidos de Eder. Destaque para a retratação fiel de alguns personagens históricos, como o padre Landell de Moura. Na seqüência a HQ Yankee, go Home! de Márcio Massula Jr. no roteiro e Elcio Chicaoski nos desenhos. A história é muito bacana, o tema é bem explorado, a arte e a diagramação dos quadros sãos boas, mas o pecado fica por conta de esta HQ ter sido feita para um formato maior. Assim, acaba que alguns detalhes se perdem. Falar demais dela estragaria as surpresas.

Logo após vem Seu Raimundo e a Urna Eletrônica, escrita por Leonardo Santana e desenhada por Will. Os traços caricatos e marcantes de Will encaixaram-se com perfeição à narrativa de Leo Santana. A conspiração levantada pela dupla é quanto à validade e segurança da urna eletrônica. Bastante coerentes as dúvidas de seu Raimundo. Antônio Eder colabora com mais uma HQ, desta vez assinada em conjunto com Gian Danton. Essa história é intitulada Bin Laden, Brasil e Charutos Cubanos. Nela há um Tucano (seria alguém do PSDB, uma alusão ao Zé Carioca?) que narra tudo. Muito boa a forma de Gian amarrar os fatos levantados. Grande parte do que é falado, como por exemplo a questão de Bin Landen, foi amplamente discutido principalmente na Internet, e no documentário Fahrenheit 9/11, do jornalista Michael Moore.

O ET de Varginha é um caso que teve muita notoriedade na década de 1990 e acabou por colocar a cidade no mapa do país. Antes totalmente desconhecida, hoje Varginha possui fama até mesmo explorada pelo cinema, como em Sinais, estrelado por Mel Gibson. Essa notoriedade toda é o que motiva o personagem dessa HQ a conhecer os meandros do caso ET de Vaginha. O roteiro de Leo Santana, mais uma vez é bastante eficiente, com o bom uso da metalingüagem ao início da trama. Os desenhos de Mauro Barbieri correspondem bem às expectativas, com ótimas expressões nas personagens. Algo fundamental para a narrativa que é construída toda com closes nos rostos. Esta HQ ainda conta com a colaboração de Lorde Lobo no letreiramento.

Mais uma HQ da dupla Danton e Eder e com tema política. Desta vez é sobre um dos assassinatos mais controversos da investigação brasileira, o de PC Farias. E como não podia ser diferente, o trabalho de ambos é novamente excelente. Os traços de Eder dão um ponto a mais à narrativa, criando uma aura de humor à história. É hilário ver uma parente de Farias com o bigodinho característico dele! A última HQ é A Morte e A Morte do Presidente, escrita por Diego Aguiar e desenhada por Daniel Gomes. A arte singular de Daniel é muito boa, com uma representação bastante semelhante das personalidades mencionadas. O uso de fotografias enriquece a composição dos quadros. A história é a respeito da morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito do Brasil após a Ditadura Militar.

Para encerrar a revista, há o texto de Gian A Seita dos 500 Quadrinistas, por Tutatis!. O texto é bem humorado e versa sobre a realidade do Quadrinho no Brasil e no Mundo. Logo abaixo há as fichas dos colaboradores desta edição, algo que poderia ser incorporado em todas as Prismartes. Precisa ainda dizer que vale a pena conseguir a sua Conspirações Tupiniquins?

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2021 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web