NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Pequeno Almanaque Gótico #1
Por Matheus Moura
14/07/2008

O Pequeno Almanaque Gótico #1 foi publicado no final do ano passado pela Editora Mayor, do Espírito Santo. E na revista há um time criativo de primeira para esta edição de estréia! No decorrer das 28 páginas de HQs da revista nos deparamos com contos de terror e violência urbana, os quais são a proposta da publicação. Pode até parecer que não, por conta da capa “angelical”, mas como é mencionado no editorial e reafirmado no texto ao meio da revista, o gótico é feito de contradições e opostos. Por isso, no interior da revista há uma demônio agachada, em oposição ao anjo em pé da capa, esta é assinada por Caroline Jamhour e Fábio Turbay, só não dá pra saber quem desenha e quem colore, pois não é especificado, além de quem fez a arte da demônio na parte de dentro.

A primeira HQ é Caça Caçador, com roteiro de Wellington Srbek e arte de Fábio Turbay e Felipe Cazelli, o título dessa história me lembrou o do poema de Jorge de Lima, Nada Nadador, onde o autor faz um jogo de palavras com entre o verbo nadar e o pronome indefinido nada. Na HQ Srbek também faz um jogo semelhante entre presa e caçador. História interessante. Na seqüência, Bem na Fita, com roteiro feito pela dupla Cazelli e Thiago Tofano aliado aos desenhos de Caroline Jamhour. A história é a respeito de dois adolescentes que tomam um chá - possivelmente de cogumelos, já que não foi especificado nenhum – e têm efeitos inesperados. A arte não é o forte, mas os elementos inseridos nela sim. É legal observar o fundo e as minúcias inseridas e perceber que tudo é interligado. A composição de página também é bastante interessante e enriquece a HQ.

Ao meio da revista há o texto de Cazelli intitulado de O Gótico. Texto este bastante pertinente e interessante por elucidar a origem do termo e a mutação de significado que sofreu durante o tempo. Logo em seguida uma ilustração de Turbay, na Galeria das Sombras. Cazelli e Turbay assinam uma HQ sem título, de apenas duas páginas. É algo bastante real, que pode e já deve ter acontecido com alguém, infelizmente. Já Leonardo Santana e Jean Okada assinam a curtíssima Olhos Não Esquecem, uma HQ da série O.N.E., de Leo. Para encerrar a revista, há a maior história, com oito páginas, chamada Escritor Fantasma, com roteiro de Robert J. Sodaro, adaptação de Tofano e arte de Turbay. Nesta é mostrando um pouco o que leva um jovem a cometer assassinatos em massa nos E.U.A. O ponto alto desta é o final, não que o decorrer dela não seja bom, mas o final...

Apesar da pouca quantidade de páginas e do preço relativamente alto (isso levando em conta outros tipos de publicações de larga escala em banca), a revista Pequeno Almanaque Gótico #1 vale muito por seu conteúdo e iniciativa. Ainda mais quando essa vem aliada de uma boa qualidade. Para quem quiser saber mais e/ou adquirir basta acessar o site da editora, escrever para o e-mail editoramayor@editoramayor.com ou acessar a Bodega.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web