NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Quadrinhópole #4
Por Humberto Yashima
26/07/2007

Quadro da HQ Pôker, escrita e ilustrada por André Caliman

A quarta edição da revista independente Quadrinhópole, editada em Curitiba-PR por Leonardo Melo e André Caliman, continua sendo publicada trimestralmente e vêm chamando a atenção dos leitores pela sua boa qualidade.

A primeira HQ, Maldição Perpétua – Parte 3 de 4, escrita por Leonardo Melo e ilustrada por André Caliman, continua a série Undeadman – A Saga de um Imortal mostrando em flashback outros confrontos de Jason de Ely com o feiticeiro que o amaldiçoou com a vida eterna. Interessante e dramática história seguida de um texto da Guilda dos Armoreiros (incorretamente citada como Guilda dos Amoleiros) sobre as armaduras de malha. A HQ Pôker, com roteiro e arte de André Caliman, foi incluída exatamente no meio de uma entrevista de duas páginas com o ilustrador da bela capa desta edição, Rafael Albuquerque (o problema não é a “quebra” da leitura da entrevista, mas a falta de indicação de que ela é em duas partes e também de onde ela termina). Em Pôker, Caliman apresenta um grupo de homens jogando cartas (pôker, obviamente) em um saloon do Velho Oeste, enquanto o assunto mais comentado no local é sobre um misterioso pistoleiro que assaltou um banco. História com narrativa bem conduzida e valorizada pela sempre competente arte de Caliman.

Diálogo com a Morte, de Daniel Esteves (roteiro), Wagner de Souza e Alex Rodrigues (arte) e Wanderson de Souza (tons de cinza), é uma história de uma página na qual um acontecimento é mostrado em ordem inversa, do final para o começo, e mesmo assim funciona muito bem, tanto na narrativa quanto na arte. Em Cigarros, escrita e desenhada por Liber Paz, um rapaz conta como começou a fumar por causa de uma namorada e explica porque eles terminaram seu relacionamento; HQ interessante, com humor no estilo dos filmes do cineasta Kevin Smith (O Balconista; Barrados no Shopping; Dogma). 5 Segundos..., de Leonardo Santana (roteiro) e Dell Rocha (arte), apresenta em ritmo cinematográfico (3 páginas com contagem regressiva, tensão, paixão e “armadilhas do destino”) uma história de amor na época da ditadura. Por último vem A História de Ticlau, escrita por Leonardo Melo e ilustrada por Anderson Xavier, que narra a história da personagem Ticlau, interpretada pela atriz Fernanda Torres de Moraes nas ruas de Curitiba. Uma HQ muda, sem balões, na qual as imagens assumem importância ainda maior do que o normal; o artista dá conta do recado, mas infelizmente alguns desenhos ficaram um pouco apagados (pelo menos na edição que tenho em mãos), o que prejudica o entendimento desses trechos da história.

Finalizando a edição, a tradicional seção de Tiras traz dois trabalhos com o bom humor de Wellington Marçal. A Quadrinhópole #4 tem histórias, entrevista (conduzida por Matheus Moura) e matérias de boa qualidade, só tropeçando na execução de pequenos detalhes editoriais. Uma ótima publicação que merece ser acompanhada.

 Veja também:

Lançamento da Quadrinhópole #4 no HQ Mix 2007 (SP)

Resenha: Quadrinhópole #3

Quadrinhópole #3 e Avenida #1: lançamento conjunto em Curitiba (PR)

Resenha: Quadrinhópole #2

Quadrinhópole #2: promoção no show da banda Garotos Podres em Curitiba (PR)

Resenha: Quadrinhópole #1


Lançamento de Quadrinhópole #1 em Curitiba (PR)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web