NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Fetichast – Províncias dos Cruzados
Por Humberto Yashima
06/06/2007

A nação conhecida como Fetichast foi apresentada aos leitores em 1991, na segunda edição da coleção Sampa Graphic Álbum, da editora Nova Sampa, batizada com o titulo Fetichast – Províncias do Desejo. A ótima HQ de J. Márcio Nicolosi foi premiada no ano seguinte com o Troféu HQ Mix na categoria Melhor álbum erótico

Agora, dezesseis anos depois, uma nova história dos habitantes dessa ilha em forma de mulher chega ao público no álbum Fetichast – Províncias dos Cruzados (Devir Livraria), uma fábula moderna – destinada ao público adulto - que faz uma crítica feroz à falta de qualidade da nossa programação de TV e também à crescente perda dos valores familiares. O Imperador Desejo e seus obedientes comandados estão de volta, assim como os rebeldes liderados pela bela Deleit, o músico Flerte e o velho cineasta português Sentiddo.

Utilizando a TV para manter seu domínio sobre a população de Fetichast, o cruel Desejo cria um novo programa, o Zôo Yú Mânu, que mostra celebridades (incluindo a sexy apresentadora de programas infantis Puxa-Puchá) confinadas em uma suíte/jaula 24 horas por dia. Algumas das crianças de Fetichast escapam da “hipnotizante” TV assistindo a montagens de velhos filmes em fitas de vídeo, proibidas pelo Imperador, mas que são obtidas em uma espécie de mercado negro. Elas também jogam Chutibol (como é chamado o Futebol em Fetichast), o que acaba virando o tema de um novo filme planejado por Sentiddo.

As ilustrações de Nicolosi desta vez não receberam arte-final (como ocorreu em Fetichast – Províncias do Desejo), mas seus desenhos a lápis são tão bem feitos que a tinta nanquim não chega a fazer falta. Perfeitas expressões faciais e corporais dos personagens e movimentos graciosos até nas seqüências de ação tornam o álbum uma agradável experiência visual. Detalhes como o “sotaque” do povo de Fetichast e o letreiramento à mão feito por Nicolosi dão um toque especial à obra, que ganhou uma edição de primeira qualidade pela Devir, com ótima impressão, glossário e “rápida introdução” do autor; só não sobrou espaço para um pequeno "quem é" de Nicolosi.

Mesmo quem não leu o primeiro álbum poderá apreciar Fetichast – Províncias dos Cruzados sem problemas, pois a nova HQ, apesar de possuir várias referências à história anterior, narra uma situação completamente nova. Seja pela trama ou pela fantástica arte, é um trabalho que merece ser conhecido.

 Veja também:

Lançamento de Fetichast – Províncias dos Cruzados na Menor Livraria do Mundo (SP)

Preview de Fetichast – Províncias dos Cruzados, de J. Márcio Nicolosi

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web