NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Folheteen
Por Humberto Yashima
05/02/2007

Folheteen (Devir), o novo álbum do quadrinhista curitibano José Aguiar, se passa no mundinho particular daqueles pobres seres que normalmente não são compreendidos por seus pais: os adolescentes (ou “teens”, por isso o título que une as palavras “folhetim” e “teen”).

A protagonista da HQ é a jovem Maria Lúcia, mais conhecida como Malu, que passa seus dias entre o trabalho de meio período em um supermercado, as aulas no Colégio Estadual Angelo Agostini – fazendo de tudo para se livrar dos “legais”, os colegas que querem levá-la para programas não-culturais como 1) Praça de Alimentação, 2) Ver sapatos, 3) Marcas legais, 4) “Backdonald’s”, 5) “Pizza Hurt”, ou 6) Multiplex – e o convívio com sua mãe. Aguiar utiliza em sua história situações comuns na vida de qualquer adolescente de forma leve e divertida, mostrando o relacionamento de Malu com seus companheiros de trabalho e também com possíveis namorados ("e aí, rola?", diz um insistente pretendente que ela nem sabe o nome). 

Os pais de Malu são separados - o pai vive com Marcelo, o irmão mais novo da moça - e iniciam uma discussão em uma simples visita do pai à casa da mãe, sendo apartados pelos filhos. O primeiro beijo (e o mais recente, aquele que Malu não se lembra em quem deu porque estava um pouco bêbada na ocasião), novelas, palestras de um certo Professor Máscara Negra sobre o flagelo “teen”, a caixinha de areia do gato, “ficadas”, “secadas” em ônibus e muitos outros elementos do cotidiano dessa jovem que os amigos acham esquisita estão presentes na obra.

Falando sobre os desenhos de Folheteen: esse traço estilizado de Aguiar funciona muito bem na HQ, onde as cores também são utilizadas de forma muito competente. O conjunto formado pela arte com o ótimo roteiro só poderia resultar em uma obra de leitura agradável, recomendada não apenas para jovens, mas também para adultos (que, afinal, já foram jovens um dia...). 

 Veja também:

Folheteen: tiras de José Aguiar promovem os lançamentos do álbum

Folheteen, de José Aguiar: preview e lançamentos (PR e SP)

Exposição Reisetagebuch, de José Aguiar, em Curitiba (PR)

Exposição Quadrinhofilia, de José Aguiar, em Curitiba (PR)

Novo Curso de HQ com José Aguiar na Gibiteca de Curitiba (PR)

José Aguiar: lançamentos na Europa e projetos no retorno ao Brasil

José Aguiar premiado em concurso português

Curso de HQ com José Aguiar na Gibiteca de Curitiba

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web