NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Orbital #2
Por Humberto Yashima
14/07/2006

O fanzine Orbital é uma das melhores publicações sobre Quadrinhos nacionais, editada e diagramada pela quadrinhista Elza Keiko, uma profissional da área que trabalha como editora dos mangás da editora Panini e também é professora na Quanta Academia de Artes

Nas edições #0 (julho de 2003) e #1 (julho de 2004), Elza, juntamente com Petra Leão, Hugo Jet Fidélis e Marco Aurélio Rocca fizeram entrevistas com quadrinhistas brasileiros (D-Chan e André Diniz), escreveram matérias (falando sobre assuntos como edição de fanzines e direitos autorais) e resenhas de diversas publicações nacionais. Na edição #0 foi publicada a HQ Carona e Destino, de Petra Leão e Daniel Lima; na #1 foi a vez de Sonho de uma noite na taverna, de André Freitas; A vida é besta, de Fraga e Bandini; e Estilos, do Legio Studio.

O Orbital #2 (março de 2005), indicado ao HQ Mix 2006 na categoria Prozine (fanzines com impressão mais elaborada e com participação de profissionais), foi totalmente “bancado” por Elza, ao contrário das duas primeira edições, onde ela conseguiu anúncios que ajudaram a pagar os custos de impressão do fanzine. As HQ dessa edição são as ótimas In (Versão), de A. Moraes (roteiro) e Jean Okada (desenhos), conto de terror no qual predadores acabam se tornando presas; El Capitão Al Corról, de Thiago Cruz (roteiro e desenhos), que mostra o capitão de um navio e seu “problema com bebida”; e Escola de Animais– A Caminho da Escola, de Leandro Robles (roteiro e desenhos), onde problemas de comunicação causam muita confusão entre os personagens.

Há matérias especiais, assinadas por Elza, destacando as publicações Mosh!, O Consistente e Pedro, O Diferente, além das excelentes matérias Preparando seu portifólio, de Octavio Cariello, e Profissionalismo?, de Érica Awano; uma longa e interessante entrevista com Joe Prado - também realizada pela própria editora do Orbital; resenhas curtas de muitas revistas independentes e fanzines e a seção de cartas. Uma publicação de primeira qualidade, para ler e reler.

Falta de tempo e altos custos de impressão fizeram com que, até o momento, não fosse publicada uma terceira edição do Orbital, mas Elza Keiko continua seu trabalho de apoio aos Quadrinhos através de um blog, que pode ser acessado aqui. Todas as edições do Orbital estão disponíveis para venda na Comix ou na Banca 2000.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web