NewsLetter:
 
Pesquisa:

Lançamento: Jaguara - Guerreira e Soberana
Por Eloyr Pacheco
19/07/2005

O espaço para os quadrinhos nacionais sempre foi conquistado (e mantido) na base do grito. Recentemente, algumas iniciativas parecem não querer continuar nesta "briga com foice no escuro" e resolveram simplesmente se assumir como quadrinho e ponto final. Sempre defendi que devemos consumir HQs produzidas no Brasil pela qualidade e não simplesmente porque são produzidas em nosso país. Isso vale também para o cinema, temos que primeiro ter quantidade para conseqüentemente melhorar a qualidade. Havendo maior produção, certamente teremos mais experiências de linguagem e, com certeza, o nível subirá.

Nos quadrinhos, Jaguara - Guerreira e Soberana, de Altemar Domingos e Fábio Ramos, publicado pela Via Lettera, é um bom exemplo.

Contrariando a tendência de todo jovem que se "aventura" na produção de Histórias em Quadrinhos em criar super-heróis que vivem em grandes metrópoles e que quase sempre têm nome americano, os autores buscaram nos índios da Amazônia e no folclore brasileiro sua fonte de inspiração.

A HQ apresenta aos leitores o Jaguaretama, Vale da Onça, uma terra misteriosa onde existem tribos ferozes e, neste lugar, reina uma lenda viva que se chama Jaguara. Resumidamente Jaguara - Guerreira e Soberana mostra Aguaratã (Jaguara), que após a morte de seu pai, assume a liderança dos índios gigantes Krenakores. Agraciada pelo deus Nhanderubussu com a poderosa lança Tupã, sua missão é resgatar a honra da tribo após terem sido massacrados pelos Caetés. Como se isto fosse fácil, Jaguara ainda enfrenta Jurupari, o diabo. Personagens do nosso folclore como Saci, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Yara, Kurupira Cobra-norato também aparecem na história.

O livro ainda traz nas páginas finais um glossário com vocabulário e expressões indígenas que aparecem no decorrer da história.

Serviço: Jaguara - Guerreira e Soberana - Autores: Altemar Domingos e Fábio Ramos  - Formato: 17 x 26 cm - 128 páginas - Editora: Via Lettera - Preço (sugerido): R$ 46,00

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web