NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Kaos! #1
Por Eloyr Pacheco
12/07/2005

A revista Kaos!, publicada pela Editora Mantícora - a mesma que edita o suplemento de RPG d20 Saga - é editada por Sam Hart, Jean Canesqui, Sandro Castelli e Anderson Cabral.

Programada para três números, (a segunda já foi lançada e a terceira está programada para o início do mês de agosto,) a Kaos! #1 tem 61 páginas dedicadas às HQs e 19 para espaço editorial, publicitário e entrevistas (80 páginas no total). O miolo é em preto e branco. A capa, destacando as HQs O Homem que Tudo Vê e uma das "aberrações" do circo de Belasco, é ilustrada por Sandro Castelli e tem cores de Rod Reis.

Arma de Aluguel, da série A de Aluguel, escrita e ilustrada por Sam Hart abre a edição. Optando por usar um traço limpo, Sam abusa do seu bom domínio da narrativa seqüencial para contar a história de um cara de um braço só (o que me lembrou a série "O Fugitivo") que é contratado para ir atrás de uma pedra misteriosa. Os ótimos contraste de claro/escuro e o letreiramento colaboram com o bom resultado final.

Os Meninos Perdidos, a segunda história, tem roteiro de André Valente e Luiz Pereira e arte de Caio Majado. Com um traço moderno e cheio de recursos visuais, Majado utiliza muito bem os tons de cinza aplicados em computador para dar volume ao seu 2D. A premissa é boa, mas a narrativa em off, apesar de funcionar nesta HQ, poderia ter sido sacrificada para um melhor aproveitamento da ação. A ausência de falas dos personagens intriga, mas não prende suficientemente o leitor.

A terceira história, Belasco - O Show da Vida tem roteiro de Jean Canesqui e é narrada pelo observador principal, um dos protagonistas da história, intercalado com falas dos personagens. Levando-nos a um circo de aberrações, como o que podemos ver no clássico longa-metragem As Muitas Faces do Dr. Lao, que certamente foi uma das fontes de inspiração para o roteiro, deixa um gosto de quero mais quando a história termina. O estilo "mais europeu" de Sandro Castelli somado aos tons de cinza que parecem ter sido aplicados à mão por Akio Fugikawa (não foram, Akio me confirmou que foi feito no computador) ficou ótimo. As letras muito finas escolhidas para letreirar a HQ cansaram um pouco, mas não comprometem o bom resultado final.

Em seguida temos uma história de cinco páginas de Roger Cruz. Leve e descontraída, Guti Gutz é demais. Com uma narrativa dinâmica e arrojada, Roger conduz o leitor pelas páginas com facilidade, nos "mandando" olhar para onde ele quer. E ele ainda arranja espaço para usar metalinguagem. Só cinco páginas?!

O Homem que Tudo Vê, co-roteirizada por Jean Canesqui e Anderson Cabral (que também se responsabilizou pela arte), nos apresenta um homem que se vendeu ao mundo da mídia e se transforma em protagonista de um reality show diferente: tudo que ele vê é transmitido pela televisão. O fundo preto das páginas com os requadros brancos ajudam a dar o clima sombrio requerido pelo roteiro.

Todas as histórias têm capa interna com um artista diferente do que ilustrou a HQ: Octavio Cariello fez a de Arma de Aluguel; Anderson Cabral a de Meninos Perdidos; Roko a de Belasco; Natan Herbert, Guti Gutz e Sam Hart, O Homem que Tudo Vê.

Complementando a Kaos! #1 temos uma entrevista com o "monstro" Alan Moore e uma com Marcelo Cassaro, o criador de Holy Avenger e do Capitão Ninja. O preço de capa é R$ 7,50.

Links relacionados:

Revista Kaos!, Editora Mantícora

Veja também:

Entrevista com os editores da revista Kaos!

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web