NewsLetter:
 
Pesquisa:

Entrevista: Lorde Lobo
Por Eloyr Pacheco
12/07/2007

Lorde Lobo é um dos mais atuantes produtores independentes de Quadrinhos do Brasil. Ele é um dos editores da premiada publicação Areia Hostil, criador do conhecido Topman e, no momento, tem movimentado os fotologs dos quadrinhistas com um novo projeto: Penitente, de quem fala em entrevista pela primeira vez. Nesta entrevista, concedida por e-mail, batemos um papo sobre como surgiu seu interesse por Quadrinhos, a origem da Areia Hostil e sua continuidade, seus projetos e planos para seus personagens, e ainda apresentamos em primeira mão algumas imagens do Penitente. Confira.

Como surgiu seu interesse por Histórias em Quadrinhos?

Meu interesse por HQs surgiu antes mesmo de eu saber ler... Tenho um tio que era colecionador e, quando alguns pedreiros que estavam trabalhando numa reforma na casa dele roubaram-lhe algumas edições raras, e ele não teria como recuperá-las, ele me deu todo o resto de sua coleção. Lembro que nesta época, eu espalhava os gibis na sala e literalmente mergulhava neles, tal qual Tio Patinhas em suas moedas! Eu adorava aquilo! Mas acho que devo ter respirado muita poeira de gibi, o que acabou me contaminando e influenciou muito no que sou hoje... (risos)

Essa imagem do Tio Patinhas mergulhando é demais mesmo! (risos) Conte-nos como foi que surgiu a Areia Hostil.

Bem... durante a faculdade, fui o primeiro acadêmico das Artes de todo o Rio Grande do Sul a defender um Trabalho de Conclusão de Curso no qual o tema tratava sobre HQs (talvez já tenham pesquisado em outros cursos, mas em Artes, fui eu). Depois de formado, quis repassar o pouco que sabia adiante. Convidei um amigo, o Law Tissot, a ministrar um curso de HQs em nossa cidade, o que deu muito certo por um tempo. Mas de que adiantaria ensiná-los a produzir HQs se não teriam onde publicar?! Por isso, criamos a Areia Hostil. Depois, o curso foi ficando meio de lado e a AH passou a ser o nosso principal produto, chegando ao ponto de ser premiado como Melhor Prozine no 18º HQ Mix.

Explica aí para quem ainda não sabe como surgiu esse inusitado nome...

O nome Areia Hostil vem do hino de minha cidade, que começa assim: "Sobre a AREIA sempre HOSTIL, a semente, o fruto, a flor..."

Demais! Isso é que é ir fundo para criar um nome, hein?! (risos) A edição mais recente foi lançada em janeiro deste ano; quando sai mais uma Areia Hostil?

Na verdade, neste ano ainda não saiu nenhuma Areia Hostil, pois a edição 15 é de dezembro de 2006! Isso ainda foi reflexo das crises sofridas por nós em 2006... Estamos trabalhando para voltar agora em setembro deste ano, com uma estrutura um pouco melhor! Até então, a gente mesmo vinha negociando os espaços publicitários com os anunciantes, agora tem uma agência cuidando disso!

Sua criação mais conhecida é o Topman, não é?! Quais são seus planos para o personagem?

Algumas pessoas pensam que por causa do meu novo personagem, o Penitente, eu tenha abandonado o Topman! Mas isso não é verdade! Tenho muitos planos para ele! Todo o seu universo gráfico - o Topverso - tem muito potencial e pretendo continuar explorando-o! Infelizmente, só posso fazer uma coisa de cada vez, por isso, tenho que priorizar um ao outro... tenho que trabalhar por metas! Mas amo o Topman e em breve pretendo poder trazer boas notícias a respeito dele para os que acompanham o meu trabalho.

3 quadros da HQ "Oração Por Um Penitente", com roteiro, cor e letras de
Lorde Lobo e arte de Nel Angeiras

Nos fotologs comenta-se muito sobre o Penitente... tem fã-arte de todo mundo! Abre o jogo e conta pra gente absolutamente tudo sobre o personagem!

Pois é... que coisa louca! Nem eu esperava toda esta reação positiva por parte dos demais quadrinhistas que também têm seus fotologs hospedados lá no provedor Terra! Bem, contar absolutamente tudo não posso! Hê! Hê! Hê!

(risos) Então, vamos por partes: como foi que você criou o Penitente?
 
Quem freqüenta o meu fotolog, sabe que considero este personagem um verdadeiro presente de Deus. Isso porque não tive que fazer nada para criá-lo! Eu simplesmente estava indo para casa quando, na frente do cemitério pelo qual passo todos os dias, tudo sobre o Penitente me veio à mente: nome, imagem, conceito, motivos, coadjuvantes principais e sua primeira HQ (a qual já está pronta para ser impressa). Depois foi só chegar em casa e anotar tudo!

Quem é o Penitente?

Um dos primeiros estudos da concepção gráfica do personagem, feita por Lobo

Resumidamente, ele era um assassino profissional. Para se entender bem, uma espécie de 007 do mal! Se ele tinha que matar alguém, ele simplesmente matava, independente do que tivesse que fazer e quantos inocentes morreriam junto com o seu alvo! Mas não o considerem um monstro! Ele foi educado para ser assim, pois foi retirado de sua família aos três anos de idade, por uma agência internacional de assassinatos, que o criou e treinou desde então. Mas um dia, por um motivo lá que não quero revelar ainda, ele morreu e, quando ia ser julgado e mandado ao Fogo Eterno, Deus interveio e lhe ofereceu a chance de se redimir de sua vida de pecados, desde que pudesse cumprir uma penitência: "salvar 70 vezes 7 vezes o número de inocentes que matou em suas missões e, neste mesmo tempo, mandar de volta ao Inferno, algumas criaturas que de lá saíram"... Para cumprir sua pena divina, ele poderia fazer o que mais sabe: matar! Pacto selado, ele agora está condenado a vagar pela Terra em seu corpo morto, até que toda a sua dívida para com Deus esteja paga... Mas as coisas não serão tão simples assim pra ele...

Quais os quadrinhistas envolvidos no projeto?

Quanto aos envolvidos, nossa! É muita gente! Das HQs que já estão prontas: Eu, Nel Angeiras, Edvanio Pontes, Mauro Barbieri e ainda contei com uma ajuda do Gerson Witte para algumas melhorias no roteiro desta primeira HQ do Penitente que citei. Mas ainda vem muita gente nas próximas aventuras do Zumbizão (como tem sido carinhosamente chamado lá pelos flogs): Rafael Tavares, PJ, Alan Yango, Marcelo Salaza, Leo Santana, Samicler Gonçalves, Israel Gusmão... E que me perdoem se esqueci alguém, mas como pode ver, a lista de colaboradores é longa! E muita gente ainda quer se juntar ao time, o que muito me honra! É bom saber que tem todos estes artistas acreditando em meu trabalho!

E quando teremos uma edição do Penitente em mãos?!

Na verdade, no atual momento isso não está dependendo de mim... os roteiros estão nas mãos dos artistas e eles os estão desenhando! Como todo mundo está colaborando por amor aos Quadrinhos, de graça, não posso cobrar muito! Conheço muito bem o atual cenário de Quadrinhos nacionais, e sei bem que a grande maioria não vive disso! É algo que sonho em mudar! Não vejo a hora de poder remunerar os que trabalharem comigo! Tudo isso pra dizer que não tenho uma data certa! Meus planos são para final deste ano ou início do próximo! Mas a meta é apresentar um trabalho de qualidade, leve o tempo que levar!

Obrigado, Lobo, pela entrevista. Valeu!

Tá brincando?! Eu é que agradeço pela oportunidade de poder estar falando sobre meu trabalho, meus sonhos e minhas realizações! Foi muito legal ter sido tão bem recebido na casa de vocês! Abraço a toda a equipe do Bigorna e aos seus internautas!

O Bigorna.net agradece a Lorde Lobo pela entrevista concedida no dia 10/07/2007

 Veja também:

Novidade na Areia Hostil: Setor 8 de Tissot e Vianna

Lançamento: Areia Hostil #15

Areia Hostil #15 em setembro

Resenha: Areia Hostil #14

Crazy Mary estréia no Areia Hostil

Lançamento: Areia Hostil #14

Areia Hostil #14 sai ainda em março

Resenha: Areia Hostil #13

Areia Hostil #13: lançamento e palestra com Lorde Lobo e Law Tissot

Lançamento: Areia Hostil #13

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web