NewsLetter:
 
Pesquisa:

Entrevista: Fernando Coelho dos Santos
Por Humberto Yashima
29/06/2007

Fernando Coelho dos Santos organizou o 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos, realizado na cidade de São Paulo em outubro de 1973, dando origem a todos os eventos do gênero que acontecem em território brasileiro. Nesta entrevista feita por e-mail, Fernando revela detalhes sobre a criação do primeiro salão de humor brasileiro.

Na sua opinião, qual foi a importância do 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos para os artistas gráficos na época (1973) em que aconteceu?

Naquela época os artistas não tinham onde publicar seus trabalhos. Praticamente, só tinha O Pasquim que publicava desenho de humor e um pouco de Quadrinhos. O Salão Mackenzie foi um marco na história do desenho de humor e Quadrinhos, pois possibilitou a artistas de todo o Brasil serem conhecidos. Foram mais de 800 trabalhos recebidos, e 70 artistas foram selecionados. Alguns dos artistas, hoje renomados, participaram do Salão. Dentre eles, Paulo Caruso, Angeli, Luis Gê, Reinaldo, Chinen.

Após superadas as primeiras dificuldades para a realização do evento, tudo correu como planejado durante o 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos?

Nossa equipe do DCE era muito pequena. Eu contava com uma secretária e um auxiliar do Diretório, o que quer dizer que todo o trabalho de organização e divulgação foi feito por mim. Mesmo assim, tudo correu maravilhosamente bem. Até programa da TV Bandeirantes conseguimos.

Como foi a reação do público que compareceu à exposição dos trabalhos selecionados no Salão?

Foi um sucesso, pois o público estava carente de eventos como esse. Conhecer os trabalhos, de diversos tipos de desenho e abordagens, causou euforia, ainda mais por trazer críticas em uma época de ditadura. Outro ponto importante foi mostrar que podíamos ousar, que podíamos realizar eventos culturais de grande qualidade.

Você ficou surpreso com a homenagem que recebeu no Troféu HQ Mix 2006?

Foi uma surpresa, e fiquei honrado em ver reconhecido o trabalho que realizei em 73.

Como surgiu a idéia de fazer um documentário sobre a história do Salão? A iniciativa foi sua ou da TV Mackenzie?

Quando soube que receberia a homenagem, fui ao Mackenzie e os convenci a fazer uma matéria. Inicialmente foi feito uma reportagem da TV Mackenzie para um programa que eles tem na TV Universitária. Depois de apresentada essa reportagem, que tinha 10 minutos, conversamos e chegamos à conclusão de que ela poderia ser melhorada e se tornar um documentário, e assim foi feito o documentário com 15 minutos. Importante ressaltar que esse documentário é dedicado a todos os salões brasileiros, como registrado no DVD, inclusive com a lista de todos os 23 salões que aconteceram no Brasil em 2006.

Além de lançar o DVD com o documentário 1973, Quando tudo começou, você tem planos de registrar a história do Salão em um livro?

Tem amigos que entendem que deveríamos registrar essa história em livro, mas ainda não tenho planos para isso.

O Bigorna.net agradece a Fernando Coelho dos Santos pela entrevista, concedida em 26/06/2007

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web