NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Quadrinhos Para Airon
por Marcio Baraldi
29/05/2011

Depois do quebra-pau com o Verde, entrei na redação todo sujo e arranhado e já ia tomar uma chuveirada quando ouço fortes batidas na porta. Ao abri-la quem entra todo esbaforido?!? O Airon, irmão do Verde, que veio trazer sua lista dos dez gibis preferidos e aproveitar pra tirar satisfação. O cartunista, que é produtor da maravilhosa série animada "Vegana", que defende o vegetarianismo e os direitos dos animais, estava inconformado e me intimou:
-- Como você teve a coragem de bater NELE?!? Como pôde agredir ALGUÉM tão importante para mim, que amo TANTO?!?
-- N... Não tive culpa, Airon, seu irmão veio pra cima. Tive que me defender!
-- Que irmão, pô?!? Tô falando do Cachorro!!! Como você pôde judiar do pobre animal?!? Não sabe que ele também tem direitos?!?
-- Ân???... Eu.. ãn... sinto muito, man. Perdi a cabeça...
-- Pois que isso não se repita ou da próxima vez chamarei a Associação Protetora dos Animais!
Disse isso, virou as costas e saiu fora largando-me todo envergonhado. Snif, snif... mas, espere, que cheiro é esse no ar?!?
Saco, foi o Airon que também pisou no cocô do Gordura e emporcalhou toda a redação.
É o que eu sempre digo: Desgraça e merda pouca é bobagem!...

Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Airon Barreto

1 - Príncipe Valente - Hal Foster
Maravilhosa saga vivida nos tempos do Rei Arthur! Val, Aleta, Merlin, Sir Gawain e tantos outros personagens inesquecíveis. Roteiro embasado em farta pesquisa histórica e desenhos acadêmicos primorosos de um dos maiores ilustradores de todos os tempos!Clássico dos clássicos!

2 - Pato Donald - Carl Barks
As histórias e desenhos de Barks eram inconfundíveis e geniais! Foi ele quem criou o Tio Patinhas, Maga Patalógica, Pardal, Lampadinha e muitos outros personagens fundamentais do universo Disney. "O Anel da Múmia", "Um Milhão de Omeletes", "O Segredo da Atlântida", "Perdidos nos Andes", são apenas algumas de suas muitas histórias maravilhosas que me lembrarei eternamente.

3 - Gibi Semanal (RGE) - vários autores
Cresci lendo esta clássica revista com meus irmão Verde e Jorge Barreto e nos divertimos muito com os diversos personagens que ela reunia. Entres eles destaco as tirinhas da "Mãe", do Mell Lazarus e "BC", de Johnny Hart e Brant Parker. Todos criadores geniais, com um "timing" de humor perfeito! Uma publicação que deixou saudades.

4 - Ken Parker - Berardi e Milazzo
O italiano Giancarlo Berardi é um dos meus roteiristas de HQ preferidos. Inclusive recomendo a todos uma outra série consagrada sua, a da detetive Júlia Kendall, muito boa mesmo! Mas quando suas histórias são acompanhadas pelo desenho do espetacular Ivo Millazo, como em Ken Parker, então a coisa se fecha! Não tem pra ninguém!

5 - Super Heróis Marvel da Era de Prata - Stan Lee, Jack Kirby e outros
Quando descolei os primeiros gibis da Marvel publicados no Brasil pela saudosa editora EBAL, foi amor a primeira vista! Adorei principalmente os desenhos do "Rei" Jack Kirby! Os roteiros humanistas de Stan Lee completavam a festa! Não perdia uma edição daqueles gibis! Capitão América, Thor, Hulk, Homem Aranha... bons tempos!

6 – Fradim - Henfil
Escolho este gibi do mestre Henfil por todos os motivos possíveis: pelo traço, pelo humor ousado, pelos textos, pelo formato e pela diagramação. Tudo completamente inovador e revolucionário para a época. Enfim, Henfil era um gênio e este era O Gibi!!!

7 - Turma da Mônica - Maurício de Sousa
Quando era garoto fiquei fascinado pelas histórias, pelo traço e pelas cores fortes das primeiras revista da menina dentucinha e forte. Maurício apresentava um estilo bem cartun, simples e direto. Bem diferente dos quadrinhos da Disney, mais sofisticados. Aquilo realmente me pegou!..

8 – Animal - vários autores
A saudosa Animal foi a revista que trouxe pro Brasil autores europeus de primeira qualidade! Tamburini e Liberatore, Max, Segura, Bernet, Vuillemin, Pazienza e tantos outros que faziam o quadrinho mais moderno e de vanguarda que havia na Europa naquela época. Uma revista que influenciou muita gente no Brasil.

9 - Circo/Chiclete com Banana/Geraldão - vários autores
As revistas da editora Circo revolucionaram o mercado na época, apresentando ao grande público os quadrinhos livres e autorais de Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê e outros. Foi uma editora que revelou e consagrou toda uma geração de craques do quadrinho nacional, marcando um dos períodos mais criativos da HQ brasileira.

10 - Calvin e Haroldo - Bill Waterson
Essa série é viciante!!! Inteligente, sensível, criativa. O genial Bill Waterson é um dos melhores autores de HQ dos últimos tempos! E olha que, infelizmente, já faz um tempinho que ele parou com a tira! Uma pena mesmo, pois foi uma série que garantiu seu lugar entre as melhores coisas já feitas no Quadrinho mundial.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web