NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Quadrinhos para Orlandeli
Por Marcio Baraldi
03/04/2011

Quem apareceu aqui na redação hoje foi o xaropeta Grump, primo paulista do Fradim. O descabelado nanico veio trazer a lista dos dez gibis mais queridos de seu criador, o talentoso cartunista riopretense (de São José do Rio Preto, seus burros!) Orlandeli, autor também do aclamado livro SIC. E pela lista ficou claro que o tanto que o Grump tem de nó-cego o Orlandeli tem de inteligente, pois sua lista só traz grandes mestres como o humanista Will Eisner, de quem se pode sentir ecos na série de tiras que compõem o livro SIC, e os mestres Henfil e Angeli, seus grandes referenciais na profissão. Uma novidade que aparece pela primeira vez aqui no Top Ten é o francês Christophe Blain, ainda pouco conhecido no Brasil, mas com um trabalho consagrado na Europa. Enfim, um listão tão consistente quanto a obra do cartunista. Com vocês, na orla com Orlandeli!

Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Orlandeli

1 - The Spirit - Will Eisner
Histórias curtas com enredos relativamente simples, que nas mãos do mestre Will Eisner se transformam em pequenas jóias raras. As grandes catástrofes, comuns em histórias de ação, dão lugar à inquietação de mentes perturbadas por dúvidas e conflitos internos de pessoas comuns. A narrativa gráfica, enquadramentos inusitados e as maravilhosas aberturas, com o título "The Spirit" integrado ao cenário, são um espetáculo a parte!

2 - Fradim - Henfil
Não tem como fazer uma lista dos meus quadrinhos preferidos sem citar a obra do revolucionário Henfil! Um humor sarcástico e contestador com sacadas precisas e arrebatadoras, daquelas que a gente ri por fora mas sente um nó por dentro. Com certeza é o traço mais expressivo que conheci até hoje!

3 – Sandman - Neil Gaiman
Um universo de fantasia construído cuidadosamente por Neil Gaiman, cheio de citações, personagens mitológicos, referências ... Depois que conheci a "Morte" de Gaiman, a tradicional caveira com manto preto e foice se tornou algo patético e inocente. Uma das melhores obras de HQ já escritas em todos os tempos!

4 - Lobo Solitário - Kazuo Koike e Goseki Kojima
Este é um verdadeiro épico das HQs! A história de um guerreiro samurai empurrando um carrinho de bebê em pleno Japão Feudal. Só essa premissa já seria mais do que suficiente para alguém querer ler a saga de Itto Ogami e seu filho. Imperdível!

5 - Ken Parker - Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo
O universo de Ken Parker é simplesmente sensacional, o roteiro de Giancarlo Berard é uma aula de como contar bem uma história. Seus personagens são todos demasiadamente humanos em suas ações e emoções.

6 - Cavaleiro das Trevas - Frank Miller
Um clássico que dispensa qualquer comentário sobre sua importância e tudo mais. Uma das coisas que gosto muito em Cavaleiro das Trevas é a forma como o Miller coloca o leitor "dentro" da cabeça do Batman. Compartilhando seus sentimentos e seus motivos. Referências ao poder do estado e a participação da mídia diante dos fatos são outro atrativo dessa trama que, na minha opinião, é a melhor história do Homem Morcego!

7 - V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd
Uma incrível trama cheia de nuances com fascismo, revolta, ideologia... que a cada capítulo vai crescendo e juntando as peças de um quebra-cabeças engenhosamente elaborado por Alan Moore.Uma obra indispensável!

8 – Watchmen - Alan Moore e Dave Gibbons
Este é outro clássico que também dispensa maiores comentários! A humanização dos heróis em uma história narrada de forma preciosa, atento aos mínimos detalhes. Uma obra-prima, sem dúvida!

9 – Isaac, o Pirata - Christophe Blain
Foi uma agradável surpresa quando essa obra me caiu em mãos. Christophe Blain é um contador de histórias nato. Sua narrativa flui fácil, não possui pressa e tampouco se arrasta. Seu traço quase cartunesco, rabiscado, tem uma sutileza que casa muito bem com o texto. Altamente recomendável!

10 - Chiclete com Banana - Angeli
Esta revista influenciou toda uma geração de cartunistas! A pegada "Rock and Roll" da Chiclete bateu de jeito na cabeça da galera que curtia HQ. Foi por causa da Chiclete que eu comecei com essa coisa de ser cartunista.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web