NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Quadrinhos para Iéio
Por Marcio Baraldi
18/10/2010

Diretamente de São Carlos, no interior de São Paulo, nos chega rodando a lista dos dez gibis preferidos do cartunista e animador Sérgio Roda, mais conhecido como Iéio. Rodado na profissão, Roda é dono da mais badalada Escola de Desenho e Estúdio de Criação de São Carlos. É também um dos organizadores da avant premiere e criador do cartaz do curta “Los 3 Amigos”, recentemente premiado não na Roda da Fortuna, mas com um merecido HQ Mix. Rodeado de bons quadrinhos desde moleque, Iéio roda a baiana se mexerem em seus gibis preferidos que incluem Joe Kubert, Moebius e Will Eisner, entre outros que praticamente inventaram essa roda. Dentre os nacionais, Iéio curte Luiz Gê, Mutarelli e Nicolosi, verdadeira roda-gigante de talentos. Como diria o saudoso Mestre Chacrinha: “Roda, Roda, Roda e avisa...”

Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Sérgio “Iéio” Roda

1 - Tex - O Cavaleiro Solitário - Joe Kubert
Uma belíssima narrativa num resgate das HQs clássicas de Velho Oeste. Além do ótimo texto para leitura, a HQ oferece mais uma narrativa visual primordial do mestre Joe Kubert, que nos dá uma verdadeira aula de luz e sombra, como só ele sabe fazer.

2 - Minhas Mulheres - Robert Crumb
Robert Crumb está excelente nos diálogos desta HQ e prova a cada quadrinho que ele sabe mais do ninguém falar de si próprio nas HQs! Gosto também do formato “janela” na diagramação das páginas. Destaco também o uso da técnica de pincel de Crumb, que nesse caso ficou fabuloso.

3 - Fragmentos Completos (Revista Goodyear Especial – 1991) - Luiz Gê
Aqui nessa HQ especialíssima, de 66 páginas, o grande Luiz Gê registra a história da Avenida Paulista, no coração de São Paulo, uma das principais avenidas do mundo. A primorosa pesquisa de época somada a rica paleta de cores de Luiz Gê, faz dessa HQ um arquivo vivo de nossa cultura.

4 – Transubstanciação - Lourenço Mutarelli
Esse trabalho é um divisor de águas na HQ nacional! O mestre Mutarelli, com sua visão ímpar da vida, registra um universo perturbador num grafismo único. Trata-se de um trabalho autoral que vai além dos extremos.

5 - O Sistema - Peter Kuper
Peter Kuper pegou o silêncio e o transformou num barulho visual! É o que sentimos ao ler essa HQ! Cada página é uma obra de arte. É mais uma vez a Arte Urbana estabelecendo uma forma de comunicação universal com as pessoas.

6 - Os Mundos Fantásticos de Moebius - Moebius
Quando peguei essa álbum pela primeira vez tomei um grande susto e pensei: "Cara, isso sim que é HQ!". Eu tinha 16 anos e me senti como se a revista fosse um verdadeiro guia de algum Museu de Arte, tamanha a qualidade de suas imagens e quadrinhos.

7 - Fetichast – Províncias do Desejo - Marcio Nicolosi
Me lembro que ao ler pela primeira vez esse álbum tive a impressão  que os desenhos se mexiam (risos). Só mais tarde fui entender o porque, é que o Nicolosi é animador dos bons, por isso seus desenhos pareciam mesmo se mexer dentro de cada quadrinho. Seu traço produz uma anatomia estilizada e feroz.

8 - O Edifício - Will Eisner
Tenho até vergonha de falar alguma coisa sobre Eisner e o comentário não fazer jus a sua magnífica obra. Só posso dizer que, de fato... a Arte imita a Vida!

9 - Maus - Art Spiegelman
A obra de Art Spiegelman  mudou a visão de muita gente sobre o Holocausto, provocando uma reflexão “assustadora”. O autor, nessa obra derradeira, de fato acertou na mosca em todos os detalhes.

10 - Cidade de Vidro - Paul Auster e Dave Mazuchelli
Mazzucchelli trouxe toda sua bagagem gráfica e sua pegada pessoal para essa HQ, e com isso deu sequencia ao seu respeitável trabalho autoral. Nunca vi um texto tão longo fluir tão bem na narrativa como nessa obra. Mais tarde, ao rele-la, descobri que cada ângulo desenhado falava mais do que o próprio texto. Bela fusão de texto e imagem do artista. O domínio do pincel que Mazuchelli possui é outra aula a parte!

 

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web