NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Gibis de Rodrigo Draw
Por Marcio Baraldi
26/07/2010

Esta semana Bigorna revirou o baú de gibis do quadrinhista, escritor e organizador do AnimaSerra (festival de Animação da Serra Carioca, visite o site oficial aqui), Rodrigo Draw! Rodrigo demonstrou muito bom gosto reverenciando mestres sublimes como Ziraldão, Will Eisner e Walt Disney. Mas, também se mostrou sintonizado com autores de vanguarda como os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Enfim, um artista antenado no que há de melhor em todas as épocas da nona arte! Mergulhe conosco no baú de Rodrigão e confira a poderosa seleção de seus gibis preferidos.

Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
por Rodrigo Draw

1 - Menino Maluquinho em QuadrinhosZiraldo
A obra de Ziraldo influenciou diretamente na minha paixão pelas HQs! Diferente do Homem-Aranha, o Menino Maluquinho é o herói que você pode ser quando tem 8 anos de idade. Foi isso que pensei na infância quando ganhei um gibi do Ziraldo. Com belíssimos traços limpos e estilizados, aquele menino com um capacete (panela) na cabeça e suas mil namoradas se mostrava muito mais interessante que o Pato Donald. Quem diria (graças a Deus) que vinte anos depois, eu conheceria pessoalmente esse mestre e o teria como professor. Em uma entrevista, o Mestre Maurício de Sousa disse: “Ziraldo é o artista que eu queria ter sido.”

2 - Will Eisner, conjunto da obra
O mestre erudito da narrativa seqüencial! Lembro-me do primeiro Spirit que comprei num sebo no Rio de Janeiro. Nunca mais esqueci aquela sensação, era cinema em quadrinhos! No Coração da Tempestade, The Spirit Archives e O Edifício são algumas das obras-primas da antologia do autor. A maestria do claro e escuro de Eisner foi um grande referencial para toda uma geração de autores. Ele é “O” cara!!!

3 - Calvin e Haroldo - Bill Watterson
Genial!  Eu sempre lia as tirinhas em jornais. Lembro-me de recortá-las (bem antes de existir a internet) e montar um “gibi” com as tiras de Calvin. Bill Watterson criou dois personagens tão carismáticos que mesmo depois dos dez anos de sua aposentadoria, Haroldo e Calvin continuam sendo editados em várias coletâneas. A última que comprei foi Calvin & Haroldo – Deu “tilt” no progresso científico.

4 - 10 Pãezinhos - Fábio Moon e Gabriel Bá
Histórias cotidianas contadas como nunca antes. Traços brazucas que beberam em fonte européia. Os gêmeos fazem bonito nas terras tupis e na América. A história “10 Pãezinhos - Meu Coração, Não Sei Por que” é um romance épico que poderia acontecer com qualquer um de nós. Recomendo toda a bibliografia dessa dupla de ataque nacional!

5 - Superman: Action Comics 1 - Jerry Siegel e Joe Shuster
Por mais que hoje em dia o modelo de Anti-herói esteja em alta é impossível negar a importância desta obra (de um herói no sentido clássico) para os quadrinhos mundiais! O Superman de olhos semi-serrados de Joe Shuster era mais cartunesco que o de hoje e impulsionou o mercado de tiras de quadrinhos nos jornais. O avô do gênero de super-heróis também foi o pioneiro no grande sucesso contemporâneo dos quadrinhos no cinema, com o Superman de Christopher Reeve. Já o Action Comics 1, eu não tenho o original (que vale milhões de dólares) mas tenho um fac símile novinho (risos)!

6 - Classics Illustrated: O Conde De Monte Cristo - Adaptado por Steven Grant e Dan Spiegle
Considero O Conde De Monte Cristo, de Alexandre Dumas, um dos mais fantásticos romances já escritos! Quando nos anos 80 a série Classics Illustrated lançou uma adaptação produzida por Steven Grant e Dan Spiegle, o gibi automaticamente se tornou um dos meus preferidos. Os desenhos soltos de Spiegle e o texto livre de Grant não decepcionaram.

7 - Zé carioca e Mickey: 60 anos - Walt Disney
Na década de 50 Walt Disney veio à América Latina e se encantou com o Brasil e o Rio de Janeiro. Homenageou nosso país com um papagaio carismático e cheio de amigos. E na edição de 60 anos do Zé ele se encontra com toda a trupe Disney. Esse gibi é importante porque foi lançado mundialmente, tendo o Brasil como cenário.

8 – Asterix: Obelix e Companhia - Goscinny e Uderzo
Uma aula de história! Albert Uderzo e René Goscinny mesclam história e humor, cartum e detalhismo. Todos os álbuns são excelentes mas "Obelix e Companhia" em particular é muito bacana pois o próprio César “inflaciona” o mercado de menires. Obelix abre uma firma de produção e a confusão está armada! É a minha história preferida desta saga maravilhosa chamada Asterix.

9 - Os Maiores Super-Heróis do Mundo: Edição Definitiva - Alex Ross e Paul Dini
Esta obra de HQ é com certeza uma das maiores de todos os tempos! Primeiro porque tem como roteirista o cineasta Paul Dini, responsável pela fantástica animação do Batman. Segundo pelas pinturas maravilhosas de Alex Ross, o “Leonardo da Vinci moderno” dos quadrinhos (todas a mão, sem computação gráfica!). O que aconteceria se o Superman existisse de verdade e tentasse acabar com a fome no mundo? Essa e outras questões são abordadas em uma narrativa cinematográfica e ultra realista. Esta edição reúne as histórias Superman: Paz na Terra, Batman: Guerra ao Crime, Shazam: O Poder da Esperança, Mulher-Maravilha: O Espírito da Verdade, LJA: Origens Secretas e LJA: Liberdade e Justiça. Simplesmente obrigatória!

10 - Grandes Clássicos DC # 9 (editora Panini) - Alan Moore
Como ter os roteiros fantásticos do mago Alan Moore, a narrativa visual de Brian Bolland, George Pérez, Curt Swan, Dave Gibbons, uma das melhores histórias do Batman (Piada Mortal) e a melhor história do Superman (O que aconteceu com o Homem de Aço?) em um só gibi? (UFA!) Resposta: comprando o obrigatório Grandes Clássicos DC # 9 - Alan Moore! Ainda de quebra, temos “Para o Homem que tem tudo”, uma das melhores HQs de heróis de todos os tempos: prova disso que a história foi adaptada para desenho animado da TV em Liga da Justiça sem limites. É muito além de um gibi de heróis é um gibi de grandes histórias! O escritor inglês Alan Moore dispensa comentários.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web