NewsLetter:
 
Pesquisa:

A era dos Comics
Por Gian Danton
14/06/2010

No início do século surgiram dois personagens que modificaram bastante a cara das HQs. Chamavam-se Mutt e Jeff, criação do desenhista Bud Fisher. Os dois trapalhões introduziram um novo veículo para as histórias em quadrinhos americanas: a tira diária. Antes deles os quadrinhos vinham separados do jornal, em suplementos dominicais. Depois de “Mutt e Jeff”, as HQs passaram a aparecer todos os dias nos jornais, fazendo parte da leitura diária de milhares de pessoas em todo o mundo. O novo veículo se deu tão bem que até hoje são raros os jornais que não têm tiras diárias. Além disso, o sucesso dessas séries humorísticas fez com que, nos EUA, os quadrinhos fossem chamados de comics.

O aparecimento das tiras provocou uma modificação formal nas histórias em quadrinhos. Surgiram dois tipos de tiras: as cômicas, em que o quadrinista tem que passar sua mensagem e fazer o leitor rir em, no máximo, cinco quadrinhos, e as seriadas, nas quais cada tira era só uma parte de uma história maior — que continuava todos os dias nos jornais. Neste último tipo, a maior carga de suspense e informação tem que estar sempre no último quadrinho para prender o leitor à história.

Ferdinando, de AlI Capp, satirizou bastante essas situações de suspense, chegando a absurdos para prender a atenção do leitor. All Capp ficou famoso por introduzir a crítica social nos quadrinhos. Uma de suas histórias mais famosas é a dos Shmoos - animaizinhos brancos que colocam em pane o sistema capitalista.
Encontrados por Ferdinando num vale perdido, os Shmoos não comiam nada, mas se reproduziam numa velocidade estupenda. Gostavam de brincar de apostar corrida e começavam com dois, mas no final já havia centenas. Muitas vezes o vencedor nem tinha nascido quando a corrida iniciara.

Os Shmoos eram tão bons que morriam de compaixão quando viam alguém com fome. Se fossem cozidos viravam carne de porco, se fossem assados, viravam frango e se fossem fritos viravam peixe. Os Shmoos davam leite e ovos o bastante para alimentar toda a população americana. Sua pele era o melhor couro e até seus olhos eram aproveitados na forma de botões para as roupas.

Quando Ferdinando chega com o casal de Shmoos, que agora já haviam se tornado centenas, todos na cidade ficam felizes, menos o dono da mercearia, pois ninguém mais compra dele. Assim, onde ia conseguir dinheiro? “Agora ninguém mais precisa de dinheiro”, respondem os outros. Como esses animaizinhos, mendigos não precisam mais esmolar, apaixonados já podem se casar e motoristas e mordomos se despedem de seus patrões.

O dono de uma empresa de carne de porco vê suas vendas despencarem e chama um exterminador de pestes. Enquanto senhoras mal-amadas fazem passeatas contra os Shmoos, por considerá-los anti-americanos, o exterminador traça seu plano: é necessário matar todos os bichinhos. Eles são enfileirados em grupos de seis para economizar munição.

O exterminador de pestes acaba com os Shmoos e o dono da fábrica fica eufórico. Para comemorar, manda aumentar o preço de suas mercadorias. Essa história recentemente foi adaptada indevidamente pela versão televisão do Sítio do Pica-pau Amarelo, mas sem o conteúdo político. Na história, os Shmoos eram chamados de transgênios.

All Capp é, ainda hoje, um desenhista muito influente e respeitado. Até mesmo brasileiros, como Flávio Calazans, revelam uma nítida influência de seu traço caricato e de sua crítica social.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web