NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Estranhos no Paraíso – Tempos de Colégio
Por Humberto Yashima
05/09/2007

O quadrinhista Terry Moore é um verdadeiro mestre em narrar relacionamentos, sejam eles entre familiares, amorosos ou algo mais complicado, como é o caso da série Estranhos no Paraíso. No álbum Estranhos no Paraíso – Tempos de Colégio (HQM Editora), o escritor e desenhista volta ao passado de sua aclamada criação e mostra como duas jovens aparentemente sem nada em comum, Katchoo e Francine, se tornaram grandes – inseparáveis até - amigas.

As três primeiras histórias do álbum compõem o arco Tempos de Colégio, no qual descobrimos que a revoltada loira Katchoo vivia com sua mãe e com o padrasto, enquanto a morena Francine era mimada pelos pais; ambas, de uma forma ou de outra, tinham problemas familiares. Francine descobriu a sensibilidade de Katchoo quando a ouviu declamar uma poesia de sua autoria no colégio; aos poucos, a amizade floresceu entre as duas. Além de enfrentarem os problemas do colegial, seja nas aulas de educação física ou na peça teatral, Francine e Katchoo também se deparam com situações terríveis em suas casas. O aparentemente “lar perfeito” de Francine ameaça desabar com as “muitas horas extras para treinar novas secretárias” e as “idas para o escritório no domingo à noite” que seu pai faz. O caso de Katchoo é muito pior: sua mãe não a ouve e seu padrasto, bom, seu padrasto é o principal motivo da sua revolta contra tudo e contra todos.    

Para elevar o astral, a quarta história é cômica – e muito. Mostra um dia especial da semana, no qual Katchoo e Francine assistem à série Xena – A Princesa Guerreira e devoram toda a comida que há na casa. Um acidente faz com que Katchoo desmaie e, quando acorda, está vestida como Gabrielle (a companheira de Xena) e Francine é a própria Princesa Guerreira. Muitas confusões acontecem nesta divertida homenagem/sátira à serie de TV produzida por Sam Raimi. Para quem já leu as HQs anteriores da série, Estranhos no Paraíso – Tempos de Colégio é uma ótima pedida, pois desvenda o passado das personagens; e quem ainda não conhece o trabalho de Terry Moore, ficará com vontade de ler as outras histórias.

O caprichado álbum da HQM tem texto de introdução de Selma Oliveira (autora do livro Mulher ao quadrado – representações femininas nos Quadrinhos norte-americanos: permanências e ressonâncias, 1895-1990) e Guia de Referências (além da série Xena, há várias citações à cultura pop no decorrer das histórias); as orelhas da sobrecapa contém texto de apresentação e biografia do autor.

 Veja também:

Resenha: Liberty Meadows – Livro 1: Éden

HQM lança Invencível – Vol. Três: Perfeitos Estranhos

HQM lança a Origem de Savage Dragon

Savage Dragon e Liberty Meadows pela HQM Editora em 2007

Os Mortos-Vivos – Vol. Dois pela HQM

HQM Editora lançará a Revista HQM

Invencível Vol. Dois pela HQM

HQM lança Estranhos no Paraíso: Inimigos Mortais

Resenha: Invencível – Volume Um – Negócios de Família

HQM Editora lança Os Mortos-Vivos: Dias Passados

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web