NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Courtney Crumrin & As Criaturas da Noite
Por Humberto Yashima
10/05/2007

Courtney Crumrin & As Criaturas da Noite (Courtney Crumrin and the Night Things, Devir Livraria), escrito e ilustrado por Ted Naifeh e originalmente publicado em forma de minissérie (2002) nos Estados Unidos pela Oni Press, narra as aventuras da jovem Courtney Crumrin pelo mundo do sobrenatural e da magia.

A história começa quando Courtney e seus pais se mudam para a enorme e antiga casa de um tio rico, Aloysius Crumrin, um senhor de idade que logo necessitaria de cuidados especiais. Além de suportar a falta de afeto, indiferença e egoísmo de seu pai e de sua mãe – que não têm dinheiro, mas só se importam com os ricos e poderosos da vizinhança -, a menina não consegue se enturmar na nova escola. Na verdade, ela é ignorada ou maltratada por todos e chega a apanhar de um grupo de “riquinhos mimados”.

O maior problema está na casa, onde Courtney recebe assustadores visitantes em seu quarto durante a noite, criaturas que o seu tio conhece muito bem. Ao entrar nos aposentos de Aloysius, a garota descobre que ele é mais do que aparenta ser, pois tem uma grande coleção de livros e objetos relacionados a magia. E as confusões aumentam quando Courtney utiliza alguns encantamentos contidos nos livros de seu tio sem possuir os conhecimentos necessários para isso. A aprendiz de bruxa também tenta resgatar um bebê e desvendar o mistério de uma “cópia” sua.

Nas aventuras narradas nesse álbum, uma menina aprende como as pessoas comuns podem ser cruéis - ou não ligarem para coisa alguma, incluindo seus filhos - e, estranhamente, torna-se “amiga” das mais horríveis criaturas, provando que aparência não é tudo. Devido à boa aceitação dessas primeiras histórias, a personagem ganhou mais duas minisséries após a reunida neste primeiro volume: Courtney Crumrin and The Coven os Mystics e Courtney Crumrin in The Twilight Kingdom, além dos especiais Courtney Crumrin and the Fire-Thief’s Tale e Courtney Crumrin Tales.  

A HQ tem alguns pontos em comum com as histórias de outros “bruxinhos” famosos, como Tim Hunter (Os Livros da Magia) e Harry Potter, mostrando uma criança especial que é escolhida para manter uma tradição na área da feitiçaria; felizmente o autor demonstra competência no que faz. Courtney Crumrin & As Criaturas da Noite tem um roteiro divertido, que desenvolve muito bem a personalidade de sua protagonista, e a arte em preto e branco se encaixa muito bem na narrativa, tornando o álbum uma ótima opção de leitura.

 Veja também:

Resenha: Capote no Kansas – Um livro ilustrado

Previews de Tartarugas Ninja e outros lançamentos da Devir Livraria

Preview de Fetichast – Províncias dos Cruzados, de J. Márcio Nicolosi

Resenha: Desbravadores

Devir Livraria lança Luluzinha: O Piquenique

Devir Livraria lança Desbravadores

Resenha: Mistérios Divinos

Resenha: Hellblazer - Poder Infernal

Resenha: Samurai – O Céu e a Terra

Samurai – O Céu e a Terra, de Luke Ross: veja um preview do novo lançamento da Devir

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web