NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Capote no Kansas – Um livro ilustrado
Por Humberto Yashima
09/05/2007

Para criar sua obra-prima, o romance de não-ficção A Sangue Frio, o escritor Truman Capote (1924-1984) passou um longo período no Kansas, onde pesquisou profundamente o violento assassinato da família Clutter. Esse período de sua vida, brilhantemente mostrado no filme Capote (2005), também é o tema do álbum Capote no Kansas – Um livro ilustrado (Capote in Kansas, Devir Livraria), escrito por Ande Parks e ilustrado por Chris Samnee, e originalmente publicado no Estados Unidos pela Oni Press em 2005.

Concentrando-se principalmente na jornada criativa de Capote para escrever seu mais conhecido livro, Parks utilizou na sua HQ algumas pessoas de acordo com o que julgou necessário para a fluência da história (e desculpou-se, no posfácio do livro, pela “injustiça” ocorrida, principalmente no caso de Harper Lee, a melhor amiga do escritor, que foi de fundamental importância na gênese de A Sangue Frio). Sem a pretensão de apresentar um relato fiel dos fatos, o roteirista utiliza-se de certas liberdades criativas, extrapolando o envolvimento do escritor com um dos membros da família assassinada (sim, ele conversa com um fantasma). 

Mas é justamente esse detalhe que concede a Capote no Kansas um toque poético e demonstra um lado mais humano do genial – e afetadíssimo – escritor. A determinação de Capote para descobrir tudo o que aconteceu no dia do crime, seu relacionamento com os autores do assassinato durante as entrevistas feitas com os dois na prisão, e seu homossexualismo assumido estão presentes na HQ, que não se aprofundou em detalhes para não tornar sua leitura cansativa e pudesse ser publicado em apenas um volume.
 
Capote no Kansas – Um livro ilustrado é uma obra de leitura rápida e envolvente, que conta com excelente arte em preto e branco do pouco conhecido (até agora) desenhista Chris Samnee. Um álbum que merece ser apreciado pelos fãs da Nona Arte.

 Veja também:

Previews de Tartarugas Ninja e outros lançamentos da Devir Livraria

Preview de Fetichast – Províncias dos Cruzados, de J. Márcio Nicolosi

Resenha: Desbravadores

Devir Livraria lança Luluzinha: O Piquenique

Devir Livraria lança Desbravadores

Resenha: Mistérios Divinos

Resenha: Hellblazer - Poder Infernal

Resenha: Samurai – O Céu e a Terra

Samurai – O Céu e a Terra, de Luke Ross: veja um preview do novo lançamento da Devir

Devir lança Mistérios Divinos

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web