NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Os 300 de Esparta
Por Humberto Yashima
16/02/2007

Os 300 de Esparta, agora em "páginas inteiras" 

Frank Miller tornou-se um dos nomes mais respeitados da indústria de Quadrinhos por obras como O Cavaleiro das Trevas, Ronin, Elektra Vive e Sin City, que o quadrinhista escreveu e ilustrou para deleite dos fãs da Nona Arte. Outra excelente criação sua foi a minissérie Os 300 de Esparta, que na época de sua concepção não foi publicado da forma como o autor originalmente a havia imaginado. As pranchas horizontais ilustradas por Miller tiveram que ser adaptadas ao formato americano (divididas ao meio!) e a HQ só chegou ao público na sua “versão do diretor” em uma edição de luxo lançada pela Dark Horse no final de 1999; essa publicação especial teve a sua versão brasileira produzida pela Devir no final de 2006.

Para quem não conhece a história, Os 300 de Esparta se passa no ano 480 a.C. e narra os acontecimentos da sangrenta Batalha das Termópilas (“os portões de fogo”), quando o enorme exército persa liderado pelo Rei Xerxes, que se considera um deus, é enfrentado pelo Rei Leônidas e seus 300 bravos guerreiros espartanos. Honra, Dever, Glória, Combate e Vitória foram os títulos que Miller deu aos capítulos de sua obra, e são adjetivos que demonstram as qualidades de Leônidas e de seu grupo de espartanos, homens que não se rendem às adversidades e estão dispostos a morrer para defender seu povo.

A HQ foi adaptada para o Cinema no longa-metragem 300, dirigido e co-escrito por Zack Snyder (Madrugada dos Mortos) e estrelado por Gerard Butler (Rei Leônidas) e pelo brasileiro Rodrigo Santoro (Rei Xerxes), com estréia no Brasil marcada para o dia 30 de março. Os desenhos de Miller para a graphic novel inspiraram a produção, como pode ser visto aqui, aqui, aqui e aqui, em imagens divulgadas pelo site Comics Continuum.

Seguindo os padrões da edição da Dark Horse, o álbum foi todo impresso em papel couchê, com capa dura, e também recebeu nova tradução (que incluiu notas explicativas sobre termos e locais citados na HQ). Dessa forma, as ilustrações de Miller, colorizadas por sua esposa Lynn Varley, receberam o merecido tratamento gráfico. O livro lançado pela Devir deve ser conhecido mesmo por quem já leu Os 300 de Esparta na forma de minissérie - publicada em cinco edições pela editora Abril em 1999 -, pois é um verdadeiro clássico moderno dos Quadrinhos. 

 Veja também:

Samurai – O Céu e a Terra, de Luke Ross: veja um preview do novo lançamento da Devir

Incal – Volume Três pela Devir

Devir lança Preacher: Orgulho Americano

300 de Esparta, de Frank Miller, pela Devir

Lançamento: Avenida Brasil - Se Meu Rolls-Royce Falasse

Astro City – O Anjo Caído e Fábulas – O Livro do Amor pela Devir

Lançamento de Lulalá A (O)missão (RJ

Devir lança Top Ten – Assuntos Internos e Luluzinha – Menina Não Entra?!

Devir lança Jenny Sparks

Devir lança Incal 2

Preacher: Até o Fim do Mundo pela Devir

Resenha: 30 Dias de Noite – Retorno a Barrow

Devir lança Tom Strong: No Final dos Tempos

Devir lança Mister X e Aberrações – No coração da América

Lançamentos da Devir: Monstro do Pântano, Astro City e Sin City

Authority: Sob Nova Direção e Luluzinha pela Devir

Fábulas – A Revolução dos Bichos e Preacher – A Caminho do Texas pela Devir

Resenha: Top Ten – Contra o Crime

Planetary: O Quarto Homem

Incal de Jodorowsky e Moebius no Brasil

Sin City: De Volta ao Inferno

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web