NewsLetter:
 
Pesquisa:

Coreanos invadem Sampa
Por Bira Dantas
22/12/2010

De 11 a 13 de janeiro (de terça a quinta-feira, datas corretas ao invés da que postei no fotolog), 7 sul-coreanos estarão em São Paulo para contatar quadrinhistas e editores brasileiros. O assunto é, óbvio, Quadrinhos. O interesse deles é estreitar laços com países latino-americanos, em especial, Brasil e México. Fui convidado a ser o cicerone deles nesta epopéia quadrinhística pela capital paulista.

O convite foi feito por Haley Hyun, diretor da Divisão de Cooperação Internacional da APWINC (Asia Pacific Women's Information Network Center), da Sookmyung (Universidade Feminina Coreana).

Os 7 samurais coreanos:

Artistas: Soo Yong KIM e Jae Ho CHO são, ambos, quadrinhistas.
Organizadora: Min Gwi JANG, coordenadora internacional da Agência Coreana de Manhwa (KOMACON).
Gerente de projeto: Hye Ri HYUN, da Rede de Informação da APWINC.
Gerente de Negócios e Planejamento: Min Cheol KIM (Creek & River Korea).
Nam Ho KIM é agente (TOPAZ Agency Inc./CEO)
Sujin KIM é a intérprete espanhol/coreano.

1. Minha história com a Coréia começou em 2005 quando fui convidado por eles a palestrar na Conferência Mundial de Quadrinhos, em Bucheon. (Veja aqui, aqui e aqui).

Uma grande honra, já que fui o único não-oriental a falar. Perguntaram se havia a possibilidade de o Brasil bancar o evento, eu disse que achava difícil, pois eram 150 delegados com TUDO pago pelo governo sul-coreano. Em 2006 publiquei uma HQ (com roteiro do Gonçalo Jr) na revista coreana Quantum Spies.

2. Joelle Kim que foi secretária do Bicof na Coréia (2008), me contratou para escrever um artigo sobre o mercado de Quadrinhos Brasileiro, além disso, compraram em quadrinhos brasileiros que eu mandei pra lá, montaram um estande do Brasil no BICOF.

Eu entrei em contato com Joelle Kim com intenção de publicar minhas tiras do Tatu-man. Ela achou legal e me colocou em contato com o pessoal da agência de Manhwa Komacon.

3. Eles me disseram que uma comitiva de agentes e quadrinhistas da Komacon viria para o Brasil e México para estreitar laços com cartunistas/quadrinhistas e editores brasileiros. Pediram que eu mediasse esses contatos e montasse um cronograma de visitas em Sao Paulo. Falei da Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas SP, e eles ficaram curiosos em conhecer. Pediram uma reunião com a turma da AQC.
Estou programando visitas à Escala Educacional, Abril, Conrad, Devir, JBC, Comix, HQMix Livraria, Biblioteca São Paulo, Gibiteca Henfil e possíveis gravações com os webprogramas Banca de Quadrinhos e HQ Além dos Balões, papo na AQC com a gente, Franco de Rosa, Primaggio Mantovi, Claudio Martini (Zarabatana), Carlos (HQM, ainda não confirmado), Douglas (Devir), Quarto Mundo e ida ao Sábados das Memórias das Artes Gráficas, na Biblioteca São Paulo. Eles chegam no dia 11 de janeiro (terça) e viajam dia 13 de janeiro (quinta).

4. O principal em tudo isso é a possibilidade da gente ter contato com os agentes e oferecer nossas produções. Eu vou oferecer Tiras em Quadrinhos (Tatu-man), as adaptações literárias (Memórias de um Sargento de Milícias com Índigo, Maurílio e Caio Freitas; Dom Quixote e O Ateneu, com Ronaldo Antonelli) e a HQ Zumbis no Velho Oeste (com Leonardo Melo e Fabiano Carriero).

5. Para oferecer QUADRINHOS para eles, crie um post em seu blog, ou um link em seu site, com uma mini-biografia em inglês, com amostras de personagens e HQs (em inglês) e descrição das obras, tipo:

Underground Comics, 88 pages, black&white, theme, characters etc ou

Political Comics, 360 pages, full color, theme International Politics, Wikileaks, etc

Terror Comics, 32 pages, mangá style, etc

Este post vai funcionar como uma apresentação do trabalho de cada um. Importante colocar em evidência o nome do autor e contato via e-mail, o personagem ou o nome da HQ fica em segundo plano. Mas quem quiser fazer esta apresentação de suas HQs (com balões em inglês) gravar CD, imprimir portfólio, levar na reunião, pode entregar pessoalmente para os agentes.

6. Pra quem quer conhecer mais do Manhwa, o Quadrinho coreano, além das várias publicações da Conrad, confira aqui.

7. A programação destes 3 dias ainda está sendo definida.

8. Mais informações pelo e-mail biradantas@globo.com ou blogs:

CARICAS
//caricasdobira.blogspot.com
//www.caricascartunescas.blogger.com.br
//www.raBIsqueiRA.blogger.com.br
CHARGES
//chargesbira.blogspot.com
HQ
//domquixotehq.blogspot.com
//www.braziliancomics.blogger.com.br
//www.paginasnonsense.blogger.com.br
//quadrinhosbira.blig.ig.com.br
VÁRIOS
//en.facebox.com/BiraCartoonist
//bira.nafoto.net
//biradantas.zip.net
//fotolog.terra.com.br/biradantas
//photobucket.com/albums/v509/BiraDantas
//www.flickr.com/photos/33172661@N00
//rabisqueira.blig.ig.com.br
//www.fotolog.com.br/bira2009

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web