NewsLetter:
 
Pesquisa:

Osnei Roko
09/08/2006

Osnei Furtado da Rocha (Roko) iniciou-se profissionalmente como ilustrador em 1972 na área de publicidade, na cidade de Londrina, no Paraná. Em 1974 migrou para a capital paulista e trabalhou por 2 anos no Departamento de Arte da extinta Christian Gray Cosméticos, como layout-man. Em 1976 teve sua primeira incursão nos quadrinhos com o personagem Hipinho, publicado no suplemento Folhinha de S.Paulo. Na época começou a atuar também no editorial, contribuindo para diversas revistas, como as já extintas Status, Psiu!, Placar, Homem, etc. e das atuais Playboy, Veja, Sítio do Pica-Pau Amarelo - Revista da TV, entre outras. Sempre como chargista ou cartunista.

Em 1989 começou a ilustrar livros didáticos e de literatura infantil e juvenil para editoras como Ed. Moderna, FTD, Ed. Atica, Ed. Saraiva, Vale Livros, Brinque Book, etc. Ilustrou inúmeras capas para revistas, livros, discos e Histórias em Quadrinhos. Como quadrinista, desenhou algumas histórias para o Brasil (Porrada, Pau Brasil e Metal Pesado) e mercado americano, como Caddilacs & Dinossaurs e Warp Graphics. Assina com o pseudônimo Roko os trabalhos voltados para o público jovem e adulto, uma vez que o nome Osnei está mais vinculado à linha infantil.

Durante esses mais de 30 anos de carreira, também criou inúmeros personagens para a publicidade e áreas institucionais, além de storyboards para filmes publicitários, cenários para desenhos animados, ilustrações para embalagens de brinquedos (Grow, Glasslite, Gulliver), escolar (Faber-Castell), têxtil etc. Ilustrou e ilustra para Internet através de bureaus, além de cursos de desenho e ilustração ministrados para leigos e profissionais da área.

Contatos: e-mail osnei_fr@uol.com.br e telefones (11) 5034-1327/8265-2301

Biografia encaminhada pelo artista

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web