NewsLetter:
 
Pesquisa:

Tako X
23/06/2006

Artista plástico formado pela Escola de Belas Artes do Paraná, Edson Ossamu Takeuti, mais conhecido como Tako X, é um nissei nascido em Curitiba, Paraná, em 1965. Iniciou a sua carreira artística em 1983, publicando suas primeiras tiras de quadrinhos no jornal O Estado do Paraná. Em 1985 ele começou a desenhar para a revista Mad (edição brasileira), onde - por muitos anos - fez sátiras de dramas e programas de TV. De 1996 a 2004, muitas capas da Mad tiveram a sua assinatura também.
 
Entre 1990 e 1994, Tako X morou em Tóquio, Japão. Enquanto trabalhava como ilustrador para as editoras e agências de publicidade japonesas, continuou a publicar semanalmente as suas história em quadrinhos no Brasil. As suas criações, como Marco e os seus Amigos, X-Salada e X-Tudo, foram publicadas por muitos anos em jornais brasileiros.
 
De volta ao Brasil, em 1995, o ilustrador montou um estúdio de arte (TJR Estúdio) e presidiu a APIQ - a Associação de Ilustradores do Paraná (de 1997 a 1999). Nessa mesma época, ele e outros cartunistas criaram um super-herói chamado O Gralha, publicado semanalmente (de 1998 a 2000) no jornal Gazeta do Povo, o maior jornal no estado do Paraná. Este personagem teve suas primeiras aventuras publicadas em um álbum pela Editora Via Lettera, ganhando o prêmio de 2001 de Melhor Álbum de Ficção do HQ Mix (o Oscar dos quadrinhos brasileiros).
 
Em 2002, depois de participar de um curso de cinema de Tizuka Yamasaki, escreveu e dirigiu um curta metragem de aventura live-action com o super-herói O Gralha. Este filme em vídeo (de 20 minutos), intitulado O Ovo ou a Galinha, ganhou o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Curitiba em 2003. No mesmo ano o artista foi convidado também para participar no livro Wakame - Melhores Artistas Nipo-brasileiros, patrocinado pelo Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Paraná.
 
Antes de voltar para o Japão (em 2004), Tako X ainda fez mais 2 curtas-metragens, intitulados O Gralha e o Oil-Man - Um Encontro Explosivo e O Apego. Atualmente encontra-se de volta no Japão, na cidade de Nagoya, onde montou um estúdio de ilustração, atendendo clientes do mundo todo através da Internet.

Clique aqui para visitar o site de Tako X.

Biografia encaminhada pelo quadrinhista

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web