NewsLetter:
 
Pesquisa:

Joacy Jamys
03/08/2005

Joacy Jamys nasceu em 1971 na capital do Rio de Janeiro e atualmente está radicado em São Luís do Maranhão. Desde os 14 anos edita fanzines, produz quadrinhos e ilustrações para dezenas de publicações. Profissionalmente é web designer, designer, ilustrador e artista gráfico. Foi instrutor de cursos de quadrinhos, cartuns e desenho; editor de revistas e zines e promove eventos de quadrinhos. Possui uma vasta produção de quadrinhos e séries, tiras, ilustrações, marcas, encartes e artigos.

Edita os zines em atividades: Legenda (desde 1986 - HQs), Grito Punk Zine? (punk jornal), Não Sistema! (tiras), Legenda Comix, Liberdade em Preto e Branco e Mundo Caótico. Editou os zines já extintos: Singularplural, Grito? (zine de poesias e experimentalismo gráfico), Sociedade dos Mutilados (zine de rock) e Libre! (informativo da ULMA). Co-editou com os Singularplural Quadrinhos (ex-Grupo de Risco), grupo que foi co-fundador em 1998, as revistas: Singularplural, Fusão e Fúria. É autor do livro Não Sistema! (Coleção Das tripas coração, da editora Marca de Fantasia). No momento, prepara o seu livro-coletânea 20 anos de arte underground.

Tem trabalhos publicados em dezenas de fanzines e nas revistas brasileiras: Fêmea Feroz, Top! Top!, Mandala, Barata, Ervilha, Níquel Náusea (uma tira), Porrada (ilustração), Néktar, Mais, Edição Quadrinhos, Quadreca e outras.

No exterior, foi publicado em: Just 1 Page (Inglaterra), Dossier Top Secret Especial Jamys, Magazine BD, Jornal Barlavento, Jornal do Algarve, Classe Média e outros (Portugal), Tmeo, Heros La Calle (Espanha), Plutonium (Polônia), Crudeza (Peru), HC Roar (Tcheco-eslováquia) e Atomik (França). Em 2005, foi convidado para publicar na Argentina e outros países. Foi lido na Inglaterra, Itália, Bósnia, Alemanha, Equador, Argentina, USA, Holanda, Dinamarca, Alaska, Eslovênia e Japão.

Ministrou cursos de arte gráfica, quadrinhos, cartuns/tiras/charges/caricaturas e desenho, alguns deles com o Singularplural, no 4º NDesign (1995); no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (1996 com Beto Nicácio); SESC/MA (1997 com Rômulo); DAC/UFMA - Palacete Gentil Braga (1998); Encontro Nacional de Medicina (2000, UFMA) e Ateliê Ana Borges (1999 com John Nilson com quem criou a Oficina Comix).

Ganhou "Menção Honrosa" no Concurso Nacional de HQs de Carlos Barbosa/RS (1994) e na 2ª Mostra de Humor Nacional do Maranhão. Foi selecionado em diversos outros salões, exposições, mostras e concursos no Brasil, Angola e Espanha. Integrou também a Associacion Lationoamericana de Historietistas, sediada em Cuba e a AQC-ESP (Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo).

Devido ao seu intercâmbio com o exterior, fez adaptações em seus materiais, produzindo HQs, tiras e ilustrações em outros idiomas como o espanhol e inglês. Suas HQS já foram estudadas por alunos da PUC e UFMS, além de ser matéria de teses sobre quadrinhos na UFMA.

É vocalista da banda punk Última Marcha, no qual, possui o selo/distribuidora Grito Punk. Como ativista punk participa da ULMA (União Libertária do Maranhão).

Site de Joacy Jamys.

Biografia encaminhada pela artista.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web