NewsLetter:
 
Pesquisa:

Gabriel Rocha
19/07/2005

Gabriel Silveira da Rocha nasceu no município de Niterói - RJ e iniciou sua carreira com quadrinhos no início dos anos 90, publicando em jornais de bairro de sua cidade natal. O primeiro material publicado foi o personagem O Vingador, em criação conjunta com Fred Pires, por volta de 1993 para o extinto jornal de bairro Redator Alternativo.

Em seguida veio a primeira fase do fanzine Impacto. Foi uma iniciativa de vida curta, editado de dezembro de 1994 a fevereiro de 1995. Mesmo assim repercutiu bem, chegando a ser citado junto com André Diniz (da Nona Arte) e grupo Sociedade HQ, como "um caminho", em matéria assinada por Edgard Guimarães na revista Fêmea Feroz, pela "experiência interessante" em buscar anunciantes para subsidiar a produção do fanzine.

Logo na edição de estréia do fanzine Impacto surgia o Metatron, com uma tiragem de 3.000 exemplares distribuídos gratuitamente pelas ruas, lojas e escolas. Mais tarde, em 1996 o Metatron ganhou as páginas do jornal de bairro Niterói Cultural, onde dividia espaço com outro personagem - Donar, o deus do Trovão, criação de 1996.

O Lagarto Negro é uma criação do ano de 1997 para um teste na revista 100% BR, da editora Borghini. Com a recusa do projeto o personagem só foi publicado no ano de 1998 para a volta do fanzine Impacto, e marca o retorno do zine que estava parado desde 1995.

A segunda fase do fanzine Impacto terminou com a publicação da revista Impacto Fabricado no Brasil, pela Taquara Editorial, com distribuição nacional. Essa revista foi editada por Gabriel Rocha e lançou quatro personagens comuns dos fanzines da época: Velta, de Emir Ribeiro, Lagarto Negro, Redentor e Lobo Guará. Este último saiu depois pela Escala Graphic Talents onde Gabriel Rocha trabalhou como colorista.

Em 2001 voltou sua atenção profissional para a internet, chegando ao Jornal do Brasil como estagiário em 2002 e saindo como web designer em 2004, após contribuir para a estruturação do site atual.

O livro A Saga dos Super-Heróis Brasileiros, de Roberto Guedes, editado pela Opera Graphica, cita em suas páginas o fanzine Impacto, assim como os personagens Metatron e Lagarto Negro, e também reproduz a capa da revista Impacto Fabricado no Brasil nº1.

Trabalha atualmente na Internit, com criação e manutenção de sites clientes da empresa e ainda mantém o fanzine virtual dedicado ao seu personagem Lagarto Negro.

Biografia encaminhada pela artista.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web