NewsLetter:
 
Pesquisa:

1973, Quando Tudo Começou: a história do 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos
Por Humberto Yashima
29/06/2007

Clique na imagem para ampliar

Atualmente são realizados 23 salões de humor no Brasil e em cada edição desses eventos são descobertos novos talentos das Artes Gráficas, que esbanjam criatividade na produção de cartuns, caricaturas, tiras, charges ou Histórias em Quadrinhos. Mas como surgiram os salões de humor no Brasil? A resposta está no documentário 1973, Quando Tudo Começou - que conta a história do 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos -, lançado em DVD em um evento comemorativo que aconteceu em São Paulo no dia 30 de maio no Jeremias, O Bar.

Exibido originalmente como uma reportagem de 10 minutos em um programa da TV Universitária, o documentário (com 15 minutos de duração) foi realizado pela TV Mackenzie em dezembro de 2006 e tem direção, textos e reportagem de Marcelo Dias; imagens de Antônio Pimentel, Gustavo Borges e Ivan Marchini; produção de Dyego Cavalli e Rodrigo Andreolli; e edição de imagens de Márcio Ducatti. O vídeo mostra, através de fotos e depoimentos, como Fernando Coelho dos Santos (entrevistado pelo Bigorna.net aqui) organizou o 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos, evento que abriu caminho para todos os salões de humor atualmente em atividade no Brasil.  

Precisamos lembrar a todos a importância de se manter eventos desse porte e que fazem a ponte de comunicação entre o desenhista e seu público. A maior mídia de comunicação de nosso tempo que é a TV que, acoplada à Internet, usa e abusa dos cartoons animados e textos criados por nossos artistas”, comentou Fernando sobre o documentário. O 1º Salão Mackenzie de Humor e Quadrinhos aconteceu em pleno regime militar, com a exposição oficial montada no Museu Lasar Segall de São Paulo, entre os dias 14 e 28 de outubro de 1973, e uma mostra complementar no Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro, em dezembro do mesmo ano.

Esse documentário é uma parte importantíssima da história das artes gráficas brasileiras que merece ser conhecido e divulgado. O DVD não está à venda, mas sua exibição está liberada para qualquer evento de Quadrinhos em que não haja cobrança de ingresso; nos outros casos (evento com cobrança de ingresso, TV aberta, sites especializados) é necessária autorização prévia da TV Mackenzie

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web