NewsLetter:
 
Pesquisa:

Jornal Graphiq: arte e informação quadrinhística
Por Gazy Andraus
16/03/2007

No universo das Histórias em Quadrinhos e dos fanzines, alguns autores trabalham incansavelmente com afinco, mantendo sempre a qualidade. É o caso de Mário Latino, que na década de 1990 fazia o fanzine Graphiq, diversificando entre a arte dos Quadrinhos e as informações acerca deles. Agora, este zine se transmutou no Jornal Graphiq, sendo que já se encontra no terceiro número.

Jarbas, de Ruy Jobim Neto

Latino, o criador de Wyatt Apple, cujas tiras aparecem também no seu jornal, resolveu diversificar, inserindo artigos de outros autores, além de manter entrevistas conduzidas pelo próprio editor. No primeiro Jornal Graphiq (dezembro de 2006), ele traz, entre Quadrinhos de sua autoria, Rafael Marketto no mais puro estilo “trash” (similar ao consagrado francês Reiser), Ruy Jobim Neto com seu Cão Jarbas e o mexicano Fraga. Além disso, matérias, entre outros assuntos, sobre o Gato Felix, e o quadrinhista de estilo ímpar, Alex Toth, que desenhou Zorro e Batman, mas que também incursionou na animação com o cult Space Ghost.

No segundo número (janeiro de 2007), traz entrevista com Fraga, criador do personagem Don Ramirito, além de um artigo de Al Marlat que traz o valor devido à fase de Thor, escrita e desenhada por Walt Simonson, uma das melhores sagas realmente já feitas para o herói. Introduz também as tiras dos personagens Quiodes e o Phantomnau de Paulo Yokota, bem como uma matéria de Jaime Bernard sobre a edição O espinafre de Yukiko, além de outro artigo assinado por Al Marat, mostrando que até James Bond já teve sua versão em Quadrinhos.

Don Ramirito, de Fraga


No terceiro (fevereiro de 2007), outros colaboradores aparecem, como Marko Ajdarić e sua coluna Neorama dos Quadrinhos e uma entrevista com Fernando Gonsales. Vêem-se algumas novas tiras, como O mundo de Nina, de Yokota e Latino: uma tira simples, mas de extrema sensibilidade (e ecologicamente correta). Baraldi também comparece, bem como Fraga, Jobim Neto, e um novo colaborador, Lucas Lima com Os escoteiros, além das tiras habituais criadas por Latino Roberval e O Agente secreto 000125 (que também podem ser lidas em cores diariamente acessando-se o site Graphic Brasil).

Enfim, o que se verifica é que o editor do Jornal Graphiq prepara com bastante zelo suas edições, trazendo variedades de HQ e tiras, além de diversidade de artigos, bem como a colaboração de vários outros autores. Este independente Jornal Graphiq em versão impressa supre, de certa forma, a falta que fazem os tablóides de HQ no Brasil, atualmente. É prazeroso adquirir uma publicação de tal nível mensalmente, em que se possa ler arte e informação da área de História em Quadrinhos, com conteúdo e diversidade, como no Jornal Graphiq.

 Veja também:

Histórias em Quadrinhos educacionais: a hora e a vez do canto do Uirapuru

NFL Zine: comprovando o amor e a paixão pela difusão da cultura

Bob Esponja: a absorção e disseminação da criatividade na animação

BioCyberInformação!

Exposição de Histórias em Quadrinhos autorais adultas da Espanha

Revista Sebrae: quadrinhos para micro-empresários e vendedores!

Projeto HQCD ...e o som virou quadrinhos!

HQTrônicas: as Histórias em Quadrinhos do papel à Rede Internet


Hans Staden para brasileiro re-ver!

O Paulistano da Glória: informação e organização caótico-visual

Roberval: metalinguagem na metalinguagem

História em Quadrinhos e Arquitetura: a arte quadrinhística a serviço da construção informacional

Marca de Fantasia e os livros da coleção Quiosque

Seinfeld, niilismo, super-homens e mundos bizarros

Intercom 2005 - NPHQ 16

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web