NewsLetter:
 
Pesquisa:

SM Editora: Incentivando o quadrinho nacional independente
Por Humberto Yashima
05/05/2006

O escritor e fanzineiro José Salles, que sempre deu espaço para o quadrinho underground brasileiro nos fanzines que editou, criou a SM Editora em 2005 para publicar os trabalhos de artistas desconhecidos do grande público e HQs com os personagens que saíram de sua imaginação. Autores mais conhecidos também já foram publicados pela editora, como Edgar Franco na Artlectos e Pós-Humanos #1 – como divulgado aqui. Os outros títulos da SM são Máscara Noturna #1, Piadas do Marcelo #1 e The Paraibanos de Subúrbio Comix #1, comentados abaixo.

Máscara Noturna #1 (2005, 28 págs. em preto e branco, capa colorida, formato 15 x 21 cm), com roteiro de Salles e arte de Edu Manzano (que também escreveu uma história do herói), narra as aventuras do policial Rick, que é amaldiçoado com o Fogo de Kaya e, para sobreviver, precisa matar uma pessoa por dia. Ele torna-se o Máscara Noturna e faz justiça eliminando bandidos diariamente, tendo ainda que lidar com uma namorada e uma amante.

Piadas do Marcelo #1 (2005, 28 págs. em preto e branco, capa colorida, formato 15 x 21 cm) reúne piadas ilustradas pelo artista paraibano Marcelo Rodrigues – conhecido no “mundo dos fanzines” -, que faz humor com o governo, eleições, prostitutas, operações plásticas, alta tecnologia, divórcio e muito mais. 

The Paraibanos de Subúrbio #1 (2005, 28 págs. em preto e branco, capa colorida, formato 15 x 21 cm) traz os punks criados por Laerçon José Santos e publicados no fanzine Boca Suja; o Pato de Botas e outras personagens do artista também estão nessa edição. The Paraibanos e Pato apareceram também em fanzines editados por José Salles, como Gibizada e Gibizóide.

Em tempo: José Salles continua editando fanzines; o mais recente deles foi o Gibizêra! #5, uma edição especial sobre a saudosa revista Animal, publicada pela VHD Diffusion no final dos anos 1980/início dos anos 1990. Para obter maiores informações ou fazer pedidos dessas publicações, que custam R$ 5,00 cada uma (já incluídas as despesas do correio), escreva para a SM Editora - Caixa Postal 95 – CEP 17201-970 – Jaú-SP ou entre em contato através do e-mail smeditora@yahoo.com.br. Em São Paulo, capital, as revistas da SM Editora estão disponíveis nos pontos Comix Book Shop.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web