NewsLetter:
 
Pesquisa:

Primeiro fanzine completa 40 anos de lançamento
Por Edson Rontani Jr.*
26/10/2005

Ficção #1

Uma das formas considerada manufaturada de ser fazer uma publicação completou seus 40 anos de lançamento no Brasil. Foi em 12 de outubro de 1965 que o desenhista de Piracicaba (SP) Edson Rontani criou o primeiro fanzine nacional. Na época, o informativo nem era denominado de fanzine, tanto que o Ficção foi lançado com o nome de boletim informativo para amantes das histórias em quadrinhos.

O termo fanzine foi muito utilizado nos Estados Unidos incorporando-se à linguagem brasileira no início dos anos 1970. Ele deriva das palavras fan (fanático) e magazine (revista), entendendo-se por ela como sendo a revista do fã.

O fanzine era, quando criado, uma publicação alternativa e de baixo custo, utilizando-se de poucos recursos numa época em que máquinas copiadoras (como a Xerox) ainda eram objetos caros e sua utilização não havia sido tão disseminada quanto hoje. O computador pessoal (PC) nem havia sido criado. Restava então a opção de impressão em clicheria, mas o alto custo das gráficas impedia qualquer projeto desenvolvido pelos pequenos inovadores. O recurso de cópias na época era, então, o mimeógrafo a tinta e mais tarde o mimeógrafo a álcool onde o estêncil reproduzia uma quantidade limitada de reproduções.

 

Ficção #2

Foi assim que em setembro de 1965, Edson Rontani usou de sua habilidade de desenhista e uma máquina de escrever para lançar o Ficção que teve duração de pouco mais de uma dúzia de edições. A impressão era feita em mimeógrafo a tinta, portanto, preto e branco. Nele, foram divulgadas curiosidades sobre personagens de histórias em quadrinhos (Batman, Superman e outros), editoras da época (Rio Gráfica Editora e EBAL, entre outros) e publicações (O Lobinho, O Tico-Tico entre outros). Rontani catalogou nas edições deste fanzine tudo o que era de seu conhecimento pois até esta época não havia sequer um levantamento das revistas em quadrinhos publicadas ou quais editoras foram fundadas no país. Como colecionava revistas desde sua infância, ele as estudava e guardava dados históricos para dividir com outros colecionadores estes conhecimentos.

A tiragem dos primeiros fanzines era de 600 cópias distribuídas pelo Correio entre colecionadores de revistas em quadrinhos. Nos arquivos deixados por Rontani, constam fichas de destinatários dos fanzines os nomes de José Mojica Marins (o "Zé do Caixão"), Gedeone Malgola, Adolfo Aizen, Mauricio de Sousa, Jô Soares, Lyrio Aragão e outros desenhistas ou aficionados em quadrinhos.

Fanzine #2

O lançamento do primeiro fanzine ocorreu no dia 12 de outubro de 1965, talvez por seu autor ser devoto de Nossa Senhora Aparecida, fato este nunca assumido por Rontani. Depois do Ficção, em 1971 ele lançou uma nova versão intitulada Fanzine Ficção, depois em 1974 lançou o Universo H.Q., finalizando o ciclo de fanzines com o Rontani Fanzine em 1982.

Rontani tinha paixão pelos quadrinhos chegando a passar por suas mãos mais de 170 mil exemplares de histórias em quadrinhos. Possuiu juntos ao mesmo tempo cerca de 74 mil exemplares. Foi desenhista artístico e lecionava desenho em seu Instituto Orbis, situado no centro de Piracicaba. Criou em 1948 o Nhô Quim personagem considerado com o mascote do E.C. XV de Novembro de Piracicaba. Sua memória é perpetuada até hoje pelo Jornal de Piracicaba com a publicação semanal da coluna Você Sabia? que ele editou de 1982 a 1997, ano em que faleceu. Aposentou-se como desenhista técnico da Secretaria Estadual de Agricultura.

*Edson Rontani Jr. é jornalista. Artigo publicado com a autorização do autor.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web