NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Paulo José e a formiguinha Bingo
Por João Antonio Buhrer de Almeida
07/02/2011

O cartunista paulista Paulo José anda sumido, enveredado pela publicidade, que paga muito melhor que o ingrato mercado dos Quadrinhos. Mas que ele deixou muita saudade, deixou! Paulo é o criador da simpática formiguinha Bingo, que estreou nos anos 70 na maravilhosa revista CRÁS, da editora Abril.

A CRÁS foi uma experiência da Abril em tentar emplacar uma revista mix só de quadrinhos nacionais. Pilotada pelo veterano Primaggio Mantovi, que na época era um dos chefes do departamento de produção de Quadrinhos da editora, o time principal da revista eram os próprios artistas da Abril. Feras como Herrêro (onde anda esse cara???), César Sandoval, Ruy Perotti, o próprio Primaggio, entre muitos outros.

Além disso a revista agregava autores de fora da Abril, como Walmir Amaral, Jayme Cortez, Miguel Paiva e o próprio Paulo, entre outros.

Nem é preciso dizer que sua formiguinha era tão carismática que logo se tornou um dos personagens principais da revista. Pena que nem isso salvou a CRÁS da extinção, durando apenas cinco memoráveis edições.

Porém, com o fim desta, Paulo levou o Bingo para o suplemento de Quadrinhos que a Folha de São Paulo possuía naquela década. Nessa época, Paulo ainda era um jovem autor e seu Bingo possuía um clima de contestação hippie, típico daquele período. Como tantos cartunistas daquela época, Paulo utilizava seu personagem para retratar o comportamento da juventude dos anos 70 (que ainda questionava o Sistema, graças a Deus!).

Com o fim do tal suplemento, Bingo deu uma sumida da grande imprensa. Fui revê-lo só nos anos 90 numa revista chamada KID NEWS, que o próprio Paulo editava e onde aproveitou o personagem. E também num livrinhos espírita em quadrinhos, em que Paulo, com seu desenho no auge do esplendor, usava o personagem pra ensinar a doutrina kardecista. Um material tão bonito e agradável que até eu que não tenho qualquer religião admirei. Qualquer hora mostro aqui nestes arquivos porque vale a pena. Por hora fiquem com três HQs do Bingo publicadas na CRÁS e uma prancha horizontal do suplemento da Folha. Recordar é viver!

Acesse o álbum com as imagens aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web