NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Solúvel, de Lourenço Mutarelli
Por João Antonio Buhrer de Almeida
21/11/2010

O primeiro gibi que Lourenço Mutarelli lançou na vida foi o "Over-12", pela editora independente PRO-C, do quadrinhista Marcatti. Isso foi lá pra 1988. No ano seguinte, Lourenço produziu seu segundo gibi, a "Solúvel 1", pela mesma PRO-C. Pode-se afirmar sem sombra de dúvida, que Marcatti foi o primeiro profissional a acreditar no trabalho de Mutarelli e reconhecer que ali estava o embrião de um dos quadrinhistas mais originais que o Brasil já teve! Nessa época Lourenço Mutarelli ainda assinava apenas Lourenço. Hoje seu nome ultrapassou as fronteiras dos Quadrinhos e foi pra literatura mesmo. É publicado pela Cia das Letras, uma das editoras mais conceituadas no Brasil, e hoje praticamente só publica romances, além de se aventurar pelo cinema, em filmes como "O Cheiro do Ralo", baseado em seu romance homônimo e no Teatro.

Na década de 90 também publicou muitos livros de quadrinhos pela Devir, que foi a segunda editora a acreditar no potencial de Lourenço. Vocês verão a seguir, na integra, o gibi Solúvel, que só durou um número e teve tiragem de apenas 700 exemplares. Verdadeira raridade nos dias de hoje! Apesar de ser começo de carreira, essa "Solúvel" já mostrava toda a genialidade e "loucura lúcida" de Mutarelli, trazendo HQs e personagens que se tornaram clássicos seus como o Cãozinho sem Pernas, o super-herói (?) Capitão Capitae e sua paródia do Pequeno Príncipe, entre outras doideiras recheadas de surrealismo, existencialismo e muito humor negro. O amadurecimento do trabalho de Lourenço da "Over-12" para a "Solúvel" é evidente e prova que o quadrinhista estava realmente trabalhando duro para crescer e desenvolver seu trabalho.

Será que Mutarelli voltara a produzir Quadrinhos com essa mesma intensidade ou permanecera nos romances literários? Enquanto não sai nada novo dele deliciem-se com essa Solúvel, verdadeira viagem aos confins do cérebro inquieto de um dos autores mais importantes do Quadrinho Brasileiro.

Para visualizar a galeria de imagens clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web