NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Ran, do Salvador, estreia no Estadão
Por João Antonio Buhrer de Almeida
15/11/2010

Em 1987 o talentoso cartunista paulista Salvador sai do underground para a glória nacional, ao começar a publicar sua tira Ran, na página de quadrinhos do "Caderno 2", caderno cultural do jornal O Estado de São Paulo, vulgo Estadão. Naquela época, motivado pelo sucesso da seção de tiras nacionais da concorrente Folha de São Paulo, o Estadão resolveu fazer o mesmo, contratando vários  autores de tiras nacionais como Lor, Céllus, Newton Foot e o Salvador, que estreou na grande imprensa com seu simpático sapinho Ran. Antes, Salvador tinha publicado seu personagem em revistas alternativas (underground), ou até em  fanzines.

Com a boa recepção das novas tiras junto ao público, Newton Foot e Salvador lançaram a revista Bundha, pela editora Press, em que Foot cuidava do personagem-título da revista, um atrapalhado indígena africano, e Salvador, claro, publicava seu Ran. Infelizmente a revista teve vida curta, durando apenas dois números, mas a tira Ran durou muitos anos no Estadão.

Depois, com o fim da seção de quadrinhos daquele jornal, o sapinho pulou por vários veículos, estando na ativa até hoje, no site do Salvador.

Pois aqui estão algumas tiras deste período inicial do sapinho. Vejam até a materinha de apresentação do personagem no Estadão. De quebra a capa e as páginas com o Ran na Bundha 2, o derradeiro número da revista.

Clique aqui para visualizar a galeria de imagens.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web