NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Sidarta, grande mistério dos anos 70
Por João Antonio Buhrer de Almeida
07/11/2010

Deixa eu aproveitar os ótimos artigos dos nobres colegas Gazy Andraus, Edgar Franco e Elydio dos Santos, sobre os quadrinhos poéticos-filosóficos brasileiros, e dar a minha modesta contribuição para o assunto. Fuçando meus incontáveis arquivos, encontrei esta raridade que, acredito, os próprios doutores citados não devem conhecer. Trata-se do gibi "Sidarta" número 1, lançado pela editora carioca Gorrion, no início dos anos 70.

Não me admiro se os estudiosos não o conhecerem, afinal este gibi e praticamente um mistério mesmo para mim, que o possuo! O gibi simplesmente não tem identificação nenhuma, nem na capa ou em qualquer página de seu interior sobre quem seria seu autor. Não há sequer uma assinatura do desenhista em canto algum da história. Eu tenho um pressentimento que o artista é o SIAN, paulista que estudou na faculdade Mackenzie, onde fez parte do núcleo de quadrinhistas de lá e colaborou na famosa revista Balão, produzida pelos alunos do Mackenzie. Também publicaram no Balão seus contemporâneos Paulo e Chico Caruso, Miadaira, Flávio Del Carlo e Luiz Gê, entre outros, na época todos jovens rapazolas em início de carreira. Mas é só especulação! Na verdade não tenho como ter certeza nenhuma do autor dessa misteriosa revista, pois já revirei a internet de ponta cabeça e nada achei sobre tal publicação. O que posso garantir e que se trata de uma HQ existencial típica daquele período, daquele rescaldo da década de 1960, da filosofia Hippie. Todo aquele misticismo da tal Era de Aquárius, muito na cola de "O Karma de Gaargot", de Sérgio Macedo (veja aqui) ou nos livros de Herman Hesse, um dos gurus dos Hippies.

Enfim, um gibi solitário (terão saído outras edições? Acho improvável), abrigando um quadrinho poético, difícil também de enquadrar na linha evolutiva dos quadrinhos brasileiros. Quem saberá mais sobre este misterioso Sidarta?!? Se alguem tiver mais informações sobre ele, favor entrar em contato comigo, ou com o Bigorna, para ajudar a elucidar este grande mistério do Quadrinho Nacional!

Veja a galeria de imagens aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web